Início » Felgueiras promove debate sobre violência doméstica direcionado a profissionais de saúde

Felgueiras promove debate sobre violência doméstica direcionado a profissionais de saúde

por Leite Beatriz
Felgueiras promove debate sobre violência doméstica direcionado a profissionais de saúde

O Auditório da Câmara municipal de Felgueiras vai acolher, no dia 28, mais uma ação de capacitação dirigida a profissionais de saúde. A iniciativa visa discutir os melhores modos de atuação em situações de violência doméstica por parte destes profissionais.

A discussão acontece sobre o parecer da Ordem dos Médicos a respeito das questões ético-jurídicas no contexto de violência doméstica. De igual forma, o debate tenciona destacar a importância da articulação entre a Saúde e as estruturas municipais de apoio à vítima, quer a nível social, psicológico ou jurídico.

A abertura da sessão de trabalho vai estar a cargo da vereadora da Ação Social da Câmara de Felgueiras, Rosa Pinto. Segue-se a intervenção da professora da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, Teresa Magalhães, para fazer, precisamente, uma reflexão sobre o parecer da Ordem dos Médicos.

A educadora social do Agrupamento de Centros de Saúde do Grande Porto III, Maia/Valongo, Paula Mouta, falará, depois, sobre a sinalização e encaminhamento por parte da saúde. O encerramento será feito por Telmo Pinto, primeiro-secretário da Comunidade Intermunicipal (CIM) do Tâmega e Sousa.

Esta ação de capacitação é, aliás, promovida pela CIM do Tâmega e Sousa, que, durante este ano, está a promover um ciclo de ações designado de “Capacitar para intervir”. A ideia é abordar a temática da violência doméstica e o papel das entidades públicas, com competências, junto das vítimas.

A participação neste encontro, que acontece no Auditório municipal de Felgueiras, é gratuita, embora sujeita a inscrição.

Também poderá gostar de

Escrever um comentário