Início » Paços de Ferreira: Plano Diretor Municipal quer conciliar produção de riqueza com metas de sustentabilidade

Paços de Ferreira: Plano Diretor Municipal quer conciliar produção de riqueza com metas de sustentabilidade

por Leite Beatriz
Paços de Ferreira: Plano Diretor Municipal quer conciliar produção de riqueza com metas de sustentabilidade

O município de Paços de Ferreira entregou esta quarta-feira a proposta preliminar da revisão do Plano Diretor Municipal (PDM) à Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N). O documento aguarda agora o agendamento da primeira reunião da Comissão Consultiva.

A proposta entregue prevê, segundo o município, “resolver os impasses que o atual PDM coloca ao desenvolvimento do concelho, ao investimento e à vida diária dos cidadãos”. “O ordenamento e a governança territorial são ferramentas essenciais num contexto que se revela de permanente mutação, (…) tornando-se cada vez mais necessárias novas abordagens de sustentabilidade, capazes de responder aos desafios do território”, pode ainda ler-se no comunicado.

Assim, a autarquia mostra-se apostada em preparar o município para responder às dinâmicas de transformação atuais. “Cumprindo com as metas e com os objetivos dos países europeus no combate às alterações climáticas, o novo PDM de Paços de Ferreira procurará alcançar no território as metas previstas no Acordo de Paris, que visa atingir a neutralidade carbónica em 2050”, explica.

Ao mesmo tempo, a autarquia acredita que este documento será um instrumento “facilitador de investimento”. Mais: está previsto que o PDM seja discutido por todas as freguesias e respetivas populações. Isto porque o município quer que todos acreditem no documento e no seu potencial para o território. 

Também poderá gostar de

Escrever um comentário