Início » Celorico de Basto acolhe família ucraniana

Celorico de Basto acolhe família ucraniana

por Leite Beatriz
Celorico de Basto acolhe família ucraniana

Fotografia: município de Celorico de Basto

O município alojou, esta segunda-feira, uma família, com sete pessoas, num dos edifícios intervencionados no âmbito da reabilitação dos edifícios contíguos à ecopista. Segundo a autarquia, trata-se de um espaço “com todas as condições para acolher condignamente esta família chegada da Ucrânia”.

Citado em comunicado, o presidente de Celorico de Basto, José Peixoto Lima, revelou que o município continuará empenhado em ajudar estes refugiados. “Os serviços da Câmara irão proporcionar uma visita às instituições do concelho, para efetivar a legalização da família neste país, fundamental para a correta integração”, concluiu.

O autarca lembrou também que Celorico de Basto manifestou solidariedade para com o povo da Ucrânia “desde o primeiro instante”. “Já enviamos um camião com seis toneladas de alimentos e outros bens essenciais para a Ucrânia e temos outros produtos que serão encaminhados brevemente, fruto da solidariedade do povo celoricense, que está sempre presente quando se pede ajuda”, enumerou.

Em comunicado, a autarquia explica que começou por articular o processo com o Alto Comissariado para as Migrações, “de forma a salvaguardar o registo temporário que as pessoas necessitam de ter para terem acesso ao número de contribuinte”. E acrescenta que a família se mostrou “agradada pela forma como está a ser acolhida, apesar da tristeza pela situação vivida”.

Também poderá gostar de

Escrever um comentário