Início » Classificação da Serra da Aboboreira como paisagem protegida vai ser debatida

Classificação da Serra da Aboboreira como paisagem protegida vai ser debatida

por Leite Beatriz
Classificação da Serra da Aboboreira como paisagem protegida vai ser debatida

A Serra da Aboboreira ocupa os concelhos de Amarante, Baião e Marco de Canaveses

A Associação de Municípios do Baixo Tâmega (AMBT) decidiu apresentar uma proposta para classificar a Serra da Aboboreira como Paisagem Protegida Regional. Agora, na próxima quinta-feira, pelas 15h00, decorre uma sessão de auscultação pública, dirigida ao público em geral. A discussão vai acontecer no Salão Nobre da Câmara municipal de Baião.

Em comunicado, a AMBT informa que esta sessão, prévia ao início do período de discussão pública, contará com a presença dos autarcas dos municípios de Amarante, Baião e Marco de Canaveses. Também está prevista a participação dos técnicos-especialistas, envolvidos nos estudos de diagnóstico e caracterização da área proposta a classificar.

A associação lembra que, de acordo com o Regime Jurídico da Conservação da Natureza e da Biodiversidade, devem ser classificadas como áreas protegidas “as áreas terrestres e aquáticas interiores, em que a biodiversidade ou outras ocorrências naturais apresentem, pela sua raridade, valor científico, ecológico, social ou cénico”.

Daí que, segundo a AMBT, a Serra da Aboboreira, partilhada pelos municípios de Amarante, Baião e Marco de Canaveses, apresente, “no entender destes três municípios, condições excecionais que justificam a criação de uma Paisagem Protegida Regional”.

Também poderá gostar de

Escrever um comentário