Início » Penafiel e Paredes vão ser palco de mais uma edição do Extreme XL Lagares

Penafiel e Paredes vão ser palco de mais uma edição do Extreme XL Lagares

por Leite Beatriz
Penafiel e Paredes vão ser palco de mais uma edição do Extreme XL Lagares

O Extreme XL Lagares está de volta aos trilhos nos dias 6, 7 e 8 de maio. Segundo a organização, o público vai poder voltar a assistir ao espetáculo “proporcionado por alguns dos melhores pilotos mundiais de Extreme Enduro”. Este ano, um dos destaques vai para o prólogo, que será realizado em pleno Cais de Gaia.

As inscrições só fecham no final do mês, mas, ainda assim, a organização adianta que estão confirmados mais de 240 pilotos no conjunto das várias classes em competição (Pro, Expert, XL, Amador e Veteranos). A lista é encabeçada por dois pilotos oficiais da Sherco: o sul-africano Wayde Young, vencedor em 2017, e o espanhol Mário Roman, que se impôs na edição de 2019.

Na página do evento, o Extreme Clube Lagares fala ainda dos britânicos Billy Bolt (vencedor em 2018 e 2021) e de Graham Jarvis (também com dois triunfos, em 2010 e 2012), ambos da equipa oficial Husqvarna, que devem ser os próximos a confirmar presença na prova portuguesa.

Para Paulo Melícia, diretor de prova e principal mentor do Extreme XL Lagares, cada edição é para fazer algo diferente, trazer novidades e desafiar a “resistência e a habilidade dos pilotos”. “Este ano não será exceção. Vamos ter uma elevada percentagem de novos trilhos, a passagem por alguns dos locais mais épicos da prova, o espetáculo do Endurocross, além de um prólogo completamente novo”, assegurou.

Assim, na sexta-feira, dia 6 de maio, de manhã, há treinos cronometrados para o Endurocross. Já a partir das 18h00, as classes XL, Amador e Veteranos cumprem as semifinais e finais do Endurocross. No dia 7, todos os concorrentes disputam o prólogo no Cais de Gaia, a partir das 12h00, sendo que as finais do Endurocross para as classes Pro e Expert acontecem mais tarde, entre as 19h00 e as 22h00.

O último dia, domingo, fica reservado para o percurso principal, que se desenrolará pelos trilhos da serra da Boneca, nos concelhos de Penafiel e Paredes, numa distância de cerca de 56 quilómetros. A partida está marcada para as 10h00 e a entrega de prémios para as 17h30.

Também poderá gostar de

Escrever um comentário