Início » Baião promove curso para ensinar a arte das bengalas de Gestaçô

Baião promove curso para ensinar a arte das bengalas de Gestaçô

por Leite Beatriz
Baião promove curso para ensinar a arte das bengalas de Gestaçô

A Câmara municipal de Baião, o Centro de Formação Profissional do Artesanato (CEARTE) e a junta de freguesia de Gestaçô vão realizar uma formação sobre a centenária arte das bengalas de Gestaçô. A abertura oficial do curso está marcada esta quarta-feira, às 11h00.

Segundo a autarquia, esta formação terá a duração de 200 horas e terá uma componente prática e outra teórica. “Trata-se de uma formação financiada, que terá lugar nas instalações da junta de freguesia de Gestaçô e será ministrada pelo artesão Eduardo Cardoso a 19 formandos”, pode ainda ler-se na página da Câmara de Baião.

Citada em comunicado, a vereadora Anabela Cardoso, que tem a seu cargo os pelouros da Formação, Qualificação, Emprego e Cultura, diz que “o objetivo desta ação é formar novos artesãos e valorizar e divulgar este tipo de artesanato”. A autarca realçou também o apoio do CEARTE, caracterizando-o como “fundamental para a realização desta iniciativa”.

Por sua vez, para o presidente da junta de Gestaçô, António Bento, “é importante valorizarmos as bengalas de Gestaçô, porque constituem um elemento artesanal de grande importância não apenas para a freguesia, mas também para o concelho”.

As bengalas de Gestaçô são, a par das cestas de Frende, uma referência do artesanato do concelho de Baião e caracterizam-se por uma série de técnicas de produção com mais de 100 anos.

Também poderá gostar de

Escrever um comentário