Início » Marco recebe Requiem de Mozart no Mosteiro de Vila Boa do Bispo

Marco recebe Requiem de Mozart no Mosteiro de Vila Boa do Bispo

por Beatriz Leite
Marco recebe Requiem de Mozart no Mosteiro de Vila Boa do Bispo

Mosteiro de Vila Boa do Bispo (Fotografia: Rota do Românico)

Depois da forte assistência no Mosteiro de Pombeiro, em Felgueiras, a próxima apresentação do Requiem de Mozart está agendada para Vila Boa do Bispo, na margem esquerda do rio Tâmega. O espetáculo acontece no próximo sábado, dia 23, pelas 21h30, e a entrada é gratuita, embora condicionada à lotação do espaço.

Este será o segundo dos quatro concertos do ciclo, promovido pela Rota do Românico, dedicado ao Requiem de Mozart. No Mosteiro, vão estar reunidos mais de 120 artistas, entre músicos e cantores.

Interior Mosteiro de Vila Boa do Bispo (Fotografia: Rota do Românico)

O espetáculo será protagonizado pela Banda de Música da Associação de Cultura Musical de Lousada, pelo Coro Feminino do Conservatório do Vale do Sousa, pelo Coro Audivi Vocem, pelo Vocal Art Ensemble e pelos solistas Paulina Sá Machado, Marta Magalhães, Hélder Bento e José Corvelo. O conjunto será dirigido pelo maestro Carlos Silva, sendo que a direção coral é da responsabilidade de Sílvio Cortez e de Hélder Bento.

Sobre o Requiem de Mozart

Requiem é a última obra, embora inacabada, de Wolfgang Amadeus Mozart. Segundo a organização, a peça está envolta “num ambiente que nos conduz para o mistério, num processo construtivo de sequência artística e estética”.

Iniciada em 1791, numa fase de fragilidade física do compositor, podemos considerar esta criação como um sopro musical descrito na partitura no seu leito de morte. A obra foi, depois, concluída pelo seu amigo e discípulo Franz Sussmayr.

O ciclo de concertos Requiem de Mozart prossegue em maio na Igreja do Divino Salvador de Freamunde, em Paços de Ferreira, e no Mosteiro do Salvador de Travanca, em Amarante, nos dias 1 e 14, respetivamente, pelas 21h30.

Também poderá gostar de

Escrever um comentário