Início » Lousada: Mata de Vilar abre ao público para visitas e atividades

Lousada: Mata de Vilar abre ao público para visitas e atividades

por Leite Beatriz
Lousada: Mata de Vilar abre ao público para visitas e atividades

A Mata de Vilar vai abrir ao público, com visitas e atividades pedagógicas para os mais diversos públicos-alvo. Nesta fase, porém, apenas se aceitam marcações para grupos superiores a dez pessoas.

Em comunicado, a autarquia informa que “depois de várias obras de melhoramento, este espaço florestal está agora dotado de um Centro de Interpretação de suporte ao Programa Educativo e de Animação Ambiental, bem como de diversos trilhos”. Ainda segundo o município, os espaços naturais a visitar incluem “o Vale das Faias, o Núcleo de Medronheiros, áreas de carvalhal nativo e diversos charcos para a vida selvagem, incluindo a antiga pedreira”.

Recorde-se que a Mata de Vilar é a maior mancha de floresta nativa do concelho de Lousada, com uma área superior a 14 hectares. Está inclusivamente classificada a nível internacional como “Floresta de Alto Valor de Conservação”.

A lista de fauna inclui mais de 70 espécies, destacando-se a presença de algumas espécies de morcegos ameaçados, o esquilo-vermelho, o búteo-vespeiro e a libélula-esmeralda, espécie protegida a nível europeu. Já ao nível de flora estão catalogadas 112 espécies.

A Mata de Vilar está situada em plena Paisagem Protegida Local do Sousa Superior. As visitas podem agora ser agendadas, através do e-mail matadevilar@cm-lousada.pt

Também poderá gostar de

Escrever um comentário