Início » Serviço de Psicologia do CHTS vai prestar apoio aos voluntários em missões na Ucrânia

Serviço de Psicologia do CHTS vai prestar apoio aos voluntários em missões na Ucrânia

por Leite Beatriz
Serviço de Psicologia do CHTS vai prestar apoio aos voluntários em missões na Ucrânia

O Serviço de Psicologia do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS) foi convidado a juntar-se a um projeto “pioneiro” de apoio psicológico aos voluntários de missões humanitárias, nomeadamente todos aqueles que, nos últimos tempos, estiveram em missão na Ucrânia.

Numa publicação na rede social Facebook, o CHTS refere que estes voluntários “merecem todo o suporte no restabelecimento e recuperação do desgaste emocional que têm vivido”, para que possam “continuar a ajudar quem mais precisa”. Ainda de acordo com o centro hospitalar, este serviço psicológico vai iniciar no mês de maio, com uma intervenção junto dos voluntários, no sentido de “reduzir os fatores de risco para a sua saúde psicológica e promover fatores de proteção e resiliência”.

“O apoio psicológico disponibilizado aos voluntários, embora por um período pré-definido, permitirá superar as fragilidades emocionais crescentes, decorrentes da empatia pelo sofrimento dos refugiados e a impotência perante os factos vivenciados”, acredita o CHTS. A meta é identificar e prevenir o agravamento dos quadros clínicos.

O Serviço de Psicologia participou, recentemente, no encontro dos voluntários da “Missão Ucrânia e paz na Europa” no Palácio da Bolsa. Aí, foi, pois, conhecido e assinado o protocolo para o projeto.

Também poderá gostar de

Escrever um comentário