Início » Festival Inventa estende-se até dezembro com programas no Douro, Tâmega e Sousa

Festival Inventa estende-se até dezembro com programas no Douro, Tâmega e Sousa

por Leite Beatriz
Festival Inventa estende-se até dezembro com programas no Douro, Tâmega e Sousa

“Um festival onde se inventa a cultura de um país”. É esta a premissa do ‘Inventa’; um projeto que começou em 2021 e que se propõe a “provocar” a população dos 12 municípios do Douro, Tâmega e Sousa, com ciclos itinerantes de programação ligada à Cultura e ao espetáculo.

Importa dizer, aliás, que o último ciclo de performances já arrancou e estende-se agora até dezembro, segunda a organização. Assim, “Em Cena para a Família”, que é, precisamente, um ciclo de teatro para toda a família, percorre as estradas até 11 de junho.

Com início no próximo sábado, dia 28, o ciclo “Escrita Guiada” promete levar o público “a locais classificados do património cultural do Douro, Tâmega e Sousa”, com conceção artística da equipa Bairro dos Livros. Este ciclo, em particular, de visitas guiadas ficcionadas, vai prolongar-se até 22 de outubro.

“Música em Cena” também estreia em breve nos palcos. O ciclo dedicado à música cantada em português vai trazer um “ciclo de concertos em que a palavra é o elemento central”. Pela região, vão, por isso, passar nomes como Afonso Cabral, JP Simões, Joana Espadinha, Samuel Úria, entre outros. Há ainda a atuação de Lena d’Água, no Centro Cultural Emergente, no Marco de Canaveses, a 29 de outubro, que marcará o encerramento do ciclo “Escrita em Cena”.

A propósito, o ciclo “Escrita em Cena” chega a 16 de setembro. A ideia é que companhias locais possam revisitar “a vida e a obra literária de Daniel Faria, Teixeira de Pascoais, Leonardo Coimbra e Soeiro Pereira Gomes”. Por último, o “Escrita d’aqui”, apesar de chegar mais cedo, 1 de julho, prolongando-se até 30 de dezembro.

O festival é promovido no âmbito da operação Escrita em Cena – Programação Cultural em Rede do Tâmega e Sousa, sendo dinamizado em parceria pela Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, pela Associação de Municípios do Vale do Sousa – Rota do Românico, pela Associação de Municípios do Baixo Tâmega e ainda pelo município de Penafiel.

Também poderá gostar de

Escrever um comentário