A ação decorreu desde janeiro até ao dia 15 de maio. O objetivo? Reduzir a quantidade de mato nas serras, florestas e em faixas de vegetação junto às estradas do concelho. Para isso, a Câmara municipal de Baião, em parceria com várias entidades, procedeu à limpeza de mais de 250 hectares.
Em comunicado, a autarquia esclarece que foram limpos “diversos tipos de combustíveis florestais, como matos, lenhas e outra vegetação”. Para o vice-presidente da Câmara de Baião, Filipe Fonseca, esta limpeza significou uma aposta na prevenção e na segurança da comunidade, “que não seria possível sem um trabalho muito intenso, realizado por diversas entidades que estão coordenadas entre si”, frisou.
“Fazemos isto porque desejamos ter um concelho mais seguro, com menor risco de incêndio e proteger as nossa florestas, as nossas áreas verdes e acima de tudo as pessoas”, notou ainda o vice-presidente e detentor do pelouro da Proteção Civil, em comunicado.
Este trabalho resultou da parceria entre várias entidades, tais como o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, as Brigadas de Sapadores Florestais da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, as equipas de Sapadores Florestais da Associação Florestal de Entre Douro e Tâmega, os Bombeiros Voluntários de Baião e Santa Marinha do Zêzere e as Infraestruturas de Portugal.