Início » PENAFIEL CELEBRA O CORPO DE DEUS

PENAFIEL CELEBRA O CORPO DE DEUS

por Rafael Ferreira
PENAFIEL CELEBRA O CORPO DE DEUS

Festividade secular revive tradições com Cortejo do Carneirinho, Cavalhada e a Majestosa Procissão

Programação inclui concerto dos “The Lucky Duckies”

A festa secular do Corpo de Deus, em Penafiel, detentora de um vasto e riquíssimo património histórico e natural, e com características únicas no país, celebra-se este ano de 9 a 18 de junho.

Estas comemorações reúnem o sagrado e o profano, desde 1540, e o Município preparou um leque diversificado de atividades, do qual fazem parte o tradicional Cortejo do Carneirinho, a Cavalhada e a Majestosa Procissão do Corpo de Deus, uma cerimónia secular enraizada em Penafiel.

O tradicional Cortejo do Carneirinho, desfile único no país, instituído pelos alunos das escolas de Penafiel desde finais do século XIX, vai marcar o início das comemorações, no dia 9 de junho, às 10h30, com ponto de partida no Campo Conde de Torres Novas, popularmente conhecido com Campo da Feira. Neste cortejo, cada turma vai desfilar pelas principais ruas da cidade com o seu carneirinho devidamente adornado e, posteriormente, oferecido ao professor, num gesto simbólico de agradecimento e respeito.

No dia 15 de junho, às 21h30, é o momento da tradicional Cavalhada, outra tradição única no país. Este desfile parte do Campo Conde de Torres Novas e percorre as avenidas da cidade até ao edifício dos Paços do Concelho. A Cavalhada parte em desfile, num carro puxado por uma parelha de cavalos, que transportará a Figura da Cidade. Chegada à Câmara Municipal de Penafiel, a Figura da Cidade irá, saudar os autarcas, que se encontram na varanda principal do edifício, dirigindo-se-lhes, em representação do povo de Penafiel, com um discurso de elogio.

No decorrer da Cavalhada vão atuar os bailes tradicionais, nomeadamente, o Baile dos Ferreiros, Baile dos Turcos, Baile das Floreiras, Baile dos Pausinhos e Baile dos Pedreiros que, em desfile pelas ruas da cidade, continuam a atrair muitos visitantes para a cidade. A atuação dos Bailes recupera a tradição das antigas “danças e invenções” que, séculos antes, constituíam a obrigação das corporações de ofícios.

No dia 16 de Junho, dia do Corpus Christi, será realizada a Missa Solene na Igreja Matriz, às 11h30. Ainda no dia do Corpo de Deus terá lugar o ponto alto das festividades, a Majestosa Procissão, que sairá da Igreja Matriz às 17h30. Esta procissão começou a ser realizada em Penafiel antes do ano 1657, e é conhecida por juntar no mesmo corso o profano e o cristão. A procissão do Corpo de Deus vai fazer a habitual paragem no Santuário do Sameiro, onde se procede à bênção da cidade e do concelho e que contará ainda com uma largada de pombos, símbolo de paz e esperança, em colaboração com a Sociedade Columbófila de Penafiel. A programação das festividades inclui ainda um concerto dos “The Lucky Duckies”, às 22h00, no campo da feira.

No dia seguinte, dia 17, às 21h45, o Largo da Ajuda acolhe dois concertos, protagonizados pela Banda Musical de Lagares e a Banda Musical de Rio Mau.

As Festividades das Seculares Festas da Cidade e do Concelho terminam, no dia 18 de junho, às 21h30, com o evento “Noite de Bombos”.

Também poderá gostar de

Escrever um comentário