Início » Amarante: Isabel Pavão expõe “Porto – Paris – Nova Iorque” no Museu Amadeo de Souza-Cardoso

Amarante: Isabel Pavão expõe “Porto – Paris – Nova Iorque” no Museu Amadeo de Souza-Cardoso

por Leite Beatriz
Amarante: Isabel Pavão expõe “Porto – Paris – Nova Iorque” no Museu Amadeo de Souza-Cardoso

O Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso inaugurou este sábado a exposição “Porto – Paris – Nova Iorque” da artista plástica Isabel Pavão.

Com curadoria de Laura Castro, “Porto – Paris – Nova Iorque” apresenta os trabalhos de Isabel Pavão que constituem a Impressions Series, de 2018 e 2019. Numa nota informativa, o município de Amarante explica que a completar esta produção estão também peças de séries anteriores.

Para a diretora regional de Cultura do Norte, citada em comunicado, “o material exposto revela a permanência dos processos de conceção, composição e materialização da pintura, explorados desde as suas séries inaugurais”. “Revela também o modo como relaciona o universo exterior e a esfera íntima, ora entendendo-os como espelho, ora fragmentando-os em camadas e desarticulando-os em estilhaços”, acrescenta Laura Castro.

“Porto – Paris – Nova Iorque” chega, assim, a Amarante, depois de ter sido apresentada na Cooperativa Árvore, no Porto, e na Sociedade Nacional de Belas Artes, em Lisboa. Os trabalhos vão estar no Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso até ao dia 18 de setembro.

Isabel Pavão formou-se em Artes Plásticas/Pintura na Escola Superior de Belas Artes do Porto, em 1984. Obteve uma bolsa do Governo português para desenvolver um projeto artístico em Paris.

Entre 1990 e 1994, com bolsa da Fundação Calouste Gulbenkian e da Fundação Luso-Americana, obteve o Doutoramento em Artes na New York University. Vive e trabalha em Nova Iorque desde 1990.

Também poderá gostar de

Escrever um comentário