Início » Governo de Cabo Verde quer formar jovens nas empresas de Paços de Ferreira

Governo de Cabo Verde quer formar jovens nas empresas de Paços de Ferreira

por Leite Beatriz
Governo de Cabo Verde quer formar jovens nas empresas de Paços de Ferreira

O chefe de Governo de Cabo Verde manifestou a Humberto Brito, presidente da Câmara de Paços de Ferreira, o interesse em formar jovens cabo-verdianos no mercado de trabalho em empresas de mobiliário e têxtil do município pacense.

De acordo com a autarquia, em nota informativa, “o objetivo é capacitar jovens que, de regresso a Cabo Verde, desenvolvam com sucesso a atividade profissional; ou, uma vez profissionalmente habilitados, prestem serviços em empresas de Paços de Ferreira e da região, uma vez que estas precisam de mão-de-obra especializada”.

Ainda de acordo com essa nota, a emissão de vistos para Portugal tem sido uma das dificuldades sentidas pelas entidades de Cabo Verde, ligadas ao emprego. Uma situação que, apesar de tudo, estará resolvida em breve, “com a entrada em vigor da nova proposta de lei, que altera a lei dos estrangeiros e garante a aplicação plena do acordo sobre a mobilidade entre Estados-membros da CPLP [Comunidade dos Países de Língua Portuguesa]”.

Com efeito, os cidadãos da CPLP vão ter um regime de facilitação de emissão de vistos em Portugal, “o que permitirá às empresas de Paços de Ferreira e da região, receber, no mais curto espaço de tempo, trabalhadores cabo-verdianos, ao abrigo de um contrato de trabalho”.

A convite do Governo de Cabo Verde, os presidentes da Câmara Municipal de Paços de Ferreira, Humberto Brito, e da Assembleia Municipal, Miguel Costa, deslocaram-se àquele país. O encontro aconteceu no âmbito da conferência internacional “Cabo Verde Investment Forum 2022”.

Também poderá gostar de

Escrever um comentário