Início » Preço dos combustíveis faz Câmara do Marco prever aumento de 30% nos circuitos especiais de transporte escolar

Preço dos combustíveis faz Câmara do Marco prever aumento de 30% nos circuitos especiais de transporte escolar

por Leite Beatriz
Preço dos combustíveis faz Câmara do Marco prever aumento de 30% nos circuitos especiais de transporte escolar

A Câmara Municipal do Marco de Canaveses já aprovou o Plano de Transportes Escolares (PTE) para o próximo ano letivo, com um investimento superior a 835 mil euros. Este montante inclui, segundo a autarquia, um aumento de despesa de “30% em relação ao ano letivo 2021/2022 com os circuitos especiais de transporte a contratar”.

Numa nota informativa, o município explica que tal aumento é devido “à conjuntura internacional, de onde se destacam o aumento do preço dos combustíveis”. 

Ainda assim, o PTE continua a prever o apoio a 100% do transporte de alunos dos 2.º e 3.º ciclos e em 50% os do Ensino Secundário, sempre que a distância entre a residência e a escola for superior a três quilómetros. Até porque, como sublinha a autarquia, o aumento de 30% acontece, precisamente, nos “circuitos especiais de transporte”.

No caso destes últimos, a previsão de despesa passa de 157 mil euros para cerca de 200 mil euros. É um aumento muito significativo que tivemos de ter em conta e que representa um esforço acrescido do município para manter uma rede de transporte escolar que garanta a igualdade de oportunidades a todos os alunos e alunas marcuenses”, explica Clara Marques, vereadora da Educação, citada em comunicado.

Não obstante, tendo em conta a eletrificação recente da linha ferroviária, o município prepara-se para consolidar também a resposta que implementou no passado ano letivo, apoiando em 50% o valor do passe mensal.

Também poderá gostar de

Escrever um comentário