Início » Obras de restauro no órgão da igreja de Santa Marinha do Zêzere já começaram

Obras de restauro no órgão da igreja de Santa Marinha do Zêzere já começaram

por Leite Beatriz
Obras de restauro no órgão da igreja de Santa Marinha do Zêzere já arrancaram

A obra de restauro do órgão de tubos centenário da igreja de Santa Marinha do Zêzere iniciou em finais de junho e já se encontra na segunda fase da intervenção, informa hoje fonte do município de Baião.

Com a desmontagem daquele equipamento concluída, é tempo agora de dar início à sua recuperação, na oficina do mestre organeiro Pedro Guimarães, informa ainda autarquia, em comunicado.

“As metodologias utilizadas permitirão conservar e recuperar todo o material histórico consolidado, corrigir elementos introduzidos em intervenções anteriores, através de técnicas históricas de manufatura da tradição portuguesa de organaria, procurando sempre respeitar o caráter particular do instrumento”, acrescenta.

Obras de restauro

Segundo a autarquia, a máquina do órgão será objeto de conservação e restauro de modo a “reestabelecer a operacionalidade mecânica e acústica e a recuperar o caráter técnico e sonoro primitivo do instrumento”.

A Câmara de Baião lembra ainda que vão ser realizadas obras de conservação e restauro em toda a igreja, cujo concurso para a empreitada se encontra a decorrer, “devendo ser adjudicado em breve”.

Também poderá gostar de

Escrever um comentário