Início » ERP quer envolver comunidades na recolha e reciclagem de equipamentos elétricos e eletrónicos usados

ERP quer envolver comunidades na recolha e reciclagem de equipamentos elétricos e eletrónicos usados

por Leite Beatriz
ERP Portugal quer envolver comunidades na recolha e reciclagem de equipamentos elétricos e eletrónicos usados

Aumentar os números da recolha e reciclagem de resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos, bem como de resíduos de pilhas e acumuladores, é o principal objetivo do programa “Junta na Freguesia”. Para isso, o projeto, lançado pela ERP Portugal – Entidade Gestora de Resíduos, no início do mês em todo o território continental e ilhas, espera receber candidaturas de várias juntas de freguesia – a porta de entrada para esse envolvimento comunitário.

Segundo os promotores, a ideia é criar um verdadeiro “movimento de sustentabilidade participada e facilitar a vida da comunidade”, incentivando à economia circular e ao uso eficiente de recursos.

A submissão de candidaturas e regulamento podem ser encontrados no EuReciclo.pt. No final do projeto, a ERP Portugal vai premiar a “campeã de recolhas”, tendo em conta o peso total dos resíduos reunidos.

Nas freguesias eleitas será ainda desenvolvido um projeto comunitário, no valor de 2 500 euros, informa a mesma entidade, em comunicado de imprensa.

Citada, Rosa Monforte, diretora-geral da ERP Portugal, assinala que “este projeto é verdadeiramente agregador do conceito e propósito ‘pense global, haja local’, bem como da verdadeira essência de ‘juntar’”. E acrescenta: “queremos juntar comunidades para viabilizar projetos de sustentabilidade (…), juntar todo o país para o cumprimento das metas ambientais de Portugal e que os nossos equipamentos elétricos, eletrónicos, pilhas, lâmpadas e baterias sejam também reunidos nas juntas de freguesia”.

Créditos imagem de destaque: ERP Portugal

Também poderá gostar de

Escrever um comentário