Início » Paços de Ferreira vai ter uma Comunidade Energética e reduzir em 30% custos com energia

Paços de Ferreira vai ter uma Comunidade Energética e reduzir em 30% custos com energia

por Leite Beatriz
Paços de Ferreira vai ter uma Comunidade Energética e reduzir em "30% custos com energia"

A Associação Empresarial de Paços de Ferreira (AEPF) juntou-se à Cleanwatts, empresa vocacionada na gestão de Comunidades de Energia Renovável em Portugal, para instalar no concelho a primeira Comunidade Energética. Este empreendimento vai permitir a produção de energia sustentável, a partir do sol, e diminuir “em cerca de 30%” os custos energéticos.

Nesse sentido, as obras de instalação dos painéis fotovoltaicos nas intalações da AEPF já começaram (ver na imagem acima), sendo que, nesta fase, a energia produzida será apenas para autoconsumo. Mais tarde, porém, espera-se que esta Comunidade Energética possa criar e gerir, autonomamente, a energia verde produzida a custos vantajosos para a comunidade.

Como explica, de resto, a AEFP, as Comunidades Energéticas Renováveis têm como principal objetivo “a produção de energia local, limpa e descarbonizada”, integrando posteriormente empresas, juntas de freguesia e famílias economicamente vulneráveis para que usufruam dessa energia mais barata.

Em comunicado, Samuel Santiago, presidente da AEFP, diz que as preocupações ambientais têm feito parte da agenda pública e mediática e que as empresas do concelho não podem deixar de assumir responsabilidades. Daí esta aposta, que, espera-se, contribua para que o setor industrial de Paços de Ferreira coopere no cumprimento dos objetivos estipulados pelo Acordo de Paris.

“Esta parceria faz todo o sentido, uma vez que a AEPF representa agentes económicos das mais diversas áreas, do mobiliário ao têxtil, passando pelo comércio e pela metalomecânica e a Cleanwatts dispõe dos meios necessários ao processo de implementação de Comunidades de Energia Renovável”, explica Basílio Simões, presidente da Cleanwatts, citado em comunicado.

Créditos imagem de destaque: AEFP

Também poderá gostar de

Escrever um comentário