Início » Câmara de Lousada vai ajudar a implementar projeto musical para combater insucesso escolar

Câmara de Lousada vai ajudar a implementar projeto musical para combater insucesso escolar

por Leite Beatriz
Lousada ajuda a implementar projeto musical no combate ao insucesso escolar

Este ano letivo vai ser implementado o projeto “aLOL – ad libitum Orquestra de Lousada”, no Agrupamento de Escolas Lousada Oeste, anuncia a autarquia. O projeto musical é, pois, para ser implementado junto das crianças e dos jovens, de forma a “combater situações de abandono escolar e insucesso escolar, entre outras problemáticas”, justifica.

“Trata-se de um projeto de inclusão social”, sublinha. Segundo a autarquia explica em nota informativa, a metodologia de ensino pedagógica baseia-se num sistema de imitação, “onde a criança ou jovem cria o gosto por fazer através dos modelos (professores) e só depois aperfeiçoa”.

O projeto vai contemplar 48 crianças e jovens em formato de Orquestra Clássica e terá um carga curricular semanal de sete horas. A implementação deste exige uma parceria entre o Ministério da Educação, o Agrupamento de Escolas Lousada Oeste, o Conservatório do Vale do Sousa e o município de Lousada.

Na verdade, cabe ao Ministério da Educação a atribuição de um crédito horário de 55 horas ao Agrupamento de Escolas Lousada-Oeste, para recrutamento de docentes do ensino artístico especializado. A Câmara Municipal de Lousada compromete-se, por sua vez, a financiar a aquisição dos instrumentos.

O projeto é inspirado no modelo “El Sistema”, criado e idealizado na Venezuela.

Imagem de destaque é meramente ilustrativa e com licença gratuita de uso

Também poderá gostar de

Escrever um comentário