Início » Paredes: Festival das Artes em Madeira arranca este sábado com roteiro pela indústria do mobiliário

Paredes: Festival das Artes em Madeira arranca este sábado com roteiro pela indústria do mobiliário

por Leite Beatriz
Paredes: Festival das Artes em Madeira arranca este sábado com roteiro pela indústria do mobiliário

A primeira edição do Festival de Artes em Madeira de Paredes (FAMP) arranca este sábado para 16 dias de “pura criatividade”, descreve a autarquia. Assim, até 9 de outubro, a Câmara de Paredes propõe roteiros, exposições, oficinas artísticas, para além de espetáculos de música, dança e teatro.

E o pontapé de saída será dado logo às 8h30 de amanhã, com o primeiro de quatro roteiros temáticos. Os participantes vão ter a oportunidade de ir até ao Centro de Formação Profissional das Indústrias da Madeira e Mobiliário (CFPIMM), em Lordelo, e à empresa Fenabel, em Rebordosa, onde será inaugurada a exposição de pintura e escultura de Agostinho Santos. Em particular, esta mostra, com curadoria do escritor Valter Hugo Mãe, pretende assinalar os cem anos de José Saramago.

Exposição de pintura e escultura de Agostinho Santos (Créditos: C. M. Paredes)

O segundo roteiro, no dia 1 de outubro, prevê a visita a uma oficina da talha e igreja onde se destaca a arte sacra. Segundo a autarquia, os participantes terão a oportunidade de “meter a mão na madeira e nas ferramentas”.

Já o itinerário do terceiro roteiro, no dia 2 de outubro, vai contemplar a ‘Rota dos Engenhos e dos Serradores’, com um curto percurso por uma área de floresta, onde será possível encontrar a matéria-prima para a indústria do mobiliário. Além disso, estão previstas visitas a duas instituições de eletrificação.

O quarto (e último) roteiro, no dia 8 de outubro, será para explorar o percurso do ‘Tronco à Cadeira’, onde os participantes serão convidados a recuar no tempo. A figura da ‘carreteira’, mulheres que transportavam as cadeiras à cabeça e às costas, será também aqui motivo de evocação e homenagem, segundo fonte autárquica.

A participação em cada um destes roteiros, assim como nas muitas outras atividades previstas, é gratuita. Os interessados precisam, contudo, de se inscrever.

Créditos imagem de destaque: André Sena Alves

Também poderá gostar de

Escrever um comentário