Início » Comemorações do centenário do nascimento de Agustina Bessa-Luís começam sábado para um ano de (muitas) iniciativas

Comemorações do centenário do nascimento de Agustina Bessa-Luís começam sábado para um ano de (muitas) iniciativas

por Leite Beatriz
Comemorações do centenário do nascimento de Agustina Bessa-Luís começam sábado para um ano de (muitas) iniciativas

A cerimónia de abertura das comemorações do centenário do nascimento de Agustina Bessa-Luís acontece este sábado, dia 15, pelas 12h00, no Museu Municipal de Souza-Cardoso. O momento vai contar com a presença de Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República.

A cerimónia marca, precisamente, o arranque das comemorações, em tom de homenagem, à escritora amarantina Agustina Bessa-Luís, natural de Vila Meã. Assim, a partir do dia 15, e durante um ano, estão previstas “uma série de iniciativas culturais, artísticas, científicas e de promoção da vida e obra da autora”.

Mas ainda no dia 15, sábado, destaque para o concerto da Orquestra do Norte, dirigida pelo maestro Martim Sousa Tavares, que apresenta o “Centenário do nascimento de Agustina Bessa-Luís”, no Cineteatro Raimundo Magalhães. A entrada é livre, mas limitada à lotação do espaço.

No dia seguinte, e no mesmo local, em linha com as iniciativas previstas, estreia a peça “A Memória de Giz”, protagonizada pela companhia de teatro Filandorra – Teatro do Nordeste. O trabalho tem por base o livro infanto-juvenil de Agustina Bessa-Luís com o mesmo nome.

“A Memória de Giz” é depois apresentada nos dias 17 e 18 de outubro, segunda e terça-feira, aos quase “400 alunos do 1.º ciclo do Agrupamento de Escolas Amadeo de Souza-Cardoso”, segundo fonte autárquica.

As comemorações em torno do centenário do nascimento de Agustina Bessa-Luís são lideradas pela Câmara de Amarante. No entanto, em meados de julho, foi assinado um protocolo entre os municípios de Amarante, Baião, Esposende, Porto, Póvoa de Varzim, Peso da Régua e Vila do Conde, bem como três universidades e diversas entidades públicas e privadas.

Imagem de destaque: Agustina Bessa-Luís (via Facebook)

Também poderá gostar de

Escrever um comentário