Início » “Horta Urbana de Amarante” abre candidaturas para cultivar

“Horta Urbana de Amarante” abre candidaturas para cultivar

por S. Ferreira Rafael Telmo
“Horta Urbana de Amarante” abre candidaturas para cultivar

Candidaturas abertas para cultivar talhões na Horta Urbana de Amarante 

“Horta Urbana de Amarante” é o nome do projeto vencedor do Orçamento Participativo Jovem 2020/2021 que está a ser implementado na zona do Tarrafal – Telões. Uma horta biológica, com 19 parcelas/talhões de 30m2, destinada exclusivamente à produção agrícola, que tem como objetivo promover práticas sustentáveis de cultivo e consumo responsável, fomentar a utilização da compostagem e sensibilizar para as questões da redução do desperdício. 

Os interessados em cultivar um talhão podem candidatar-se até 31 de outubro, na página oficial do Município onde se encontram também as normas de utilização e o formulário. Os serviços da Juventude (através de juventude@cm-amarante.pt e/ou 255 420 233) estão disponíveis para ajudar a formular as candidaturas, tendo sido solicitado também apoio às juntas de freguesia.

Da autoria de Catarina Cunha, Manuel Pinto, Samuel Pereira e Sérgio Jesus, o projeto “Horta Urbana de Amarante” arrancou no passado mês de setembro, com a ajuda de um grupo de 36 participantes da Casa da Juventude, de várias nacionalidades, que estavam em Amarante ao abrigo do intercâmbio “Urban Garden: community gardens and composting!”.

A vereadora com o pelouro da Juventude, Rita Marinho Batista, acompanhou a iniciativa e recebeu o primeiro compostor comunitário: “Ficamos muito satisfeitos por ver os projetos vencedores do OPJ passarem da teoria à prática. Este, em concreto, alerta-nos para as práticas sustentáveis de produção agrícola e nunca é demais sensibilizar a comunidade para estas preocupações que são de todos.”

Recorde-se que o OPJ foi lançado em 2015 com o intuito de contribuir para o exercício de uma intervenção informada, ativa e responsável dos jovens nos processos de governação local. 

Também poderá gostar de

Escrever um comentário