Início » Espetáculo sobre igualdade de género vai percorrer escolas dos 11 municípios da CIM do Tâmega e Sousa

Espetáculo sobre igualdade de género vai percorrer escolas dos 11 municípios da CIM do Tâmega e Sousa

por S. Ferreira Rafael Telmo
Espetáculo sobre igualdade de género vai percorrer escolas dos 11 municípios da CIM do Tâmega e Sousa

A Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIM do Tâmega e Sousa) vai levar à cena, durante os meses de outubro, novembro e dezembro, uma peça de teatro infantil dedicada à problemática das questões de género. Esta ação está em linha com o trabalho que a CIM do Tâmega e Sousa tem vindo a desenvolver enquanto entidade coordenadora da Unidas – Rede Intermunicipal de Apoio à Vítima do Douro, Tâmega e Sousa, a primeira rede intermunicipal deste âmbito a ser constituída no nosso país. 

O espetáculo, que será apresentado nos 11 municípios que integram a CIM do Tâmega e Sousa, num total de 40 sessões, terá como espectadores os alunos do primeiro ciclo do ensino básico, bem como os respetivos professores, procurando sensibilizá-los para a temática da igualdade de género. As duas primeiras exibições estão agendadas para esta quarta-feira, dia 12, no Auditório Municipal de Resende.

A peça de teatro Uma Aventura pela Igualdade, que foi um dos projetos vencedores do Prémio Caixa Social 2022, conta a história dos dois extraterrestres, Flix e Orbe, que, acidentalmente, aterram no nosso planeta e percebem as desigualdades de género existentes. Estes visitantes, para além de surpreendidos, não percebem o porquê destas diferenças de tratamento e oportunidades, propondo até sugestões para as diminuir. 

Produzido pela Associação Recreativa Cultural e Social de Silveirinhos, que, desde 2005, tem vindo a trabalhar as questões da igualdade de género, Uma Aventura pela Igualdade é um espetáculo interativo, pedagógico, didático e original que visa a promoção da igualdade de género, contribuindo para uma educação e formação sem estereótipos neste âmbito.

De referir que a Unidas – Rede Intermunicipal de Apoio à Vítima do Douro, Tâmega e Sousa, coordenada pela CIM do Tâmega e Sousa, foi a primeira rede intermunicipal a ser constituída no nosso país. As 11 estruturas de atendimento, uma por cada município da região, que estão em funcionamento deste abril do ano passado, prestam um serviço especializado, confidencial e gratuito a vítimas de violência doméstica e a pessoas que procurem apoio neste âmbito, assegurando-lhes apoio social, psicológico e jurídico.

Além deste apoio às vítimas, a Unidas faz ainda a articulação com as restantes estruturas e respostas da Rede Nacional de Apoio às Vítimas de Violência Doméstica, tendo em vista uma maior proximidade e eficácia da intervenção.

A peça de teatro Uma Aventura pela Igualdade é uma ação promovida pela CIM do Tâmega e Sousa, sendo cofinanciada pelo POISE – Programa Operacional Inclusão Social e Emprego, Portugal 2020 e União Europeia, através do FSE – Fundo Social Europeu.

Sobre a Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa

A Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIM do Tâmega e Sousa) é uma pessoa coletiva de direito público de natureza associativa e âmbito territorial e visa a realização de interesses comuns aos municípios que a integram. Da CIM do Tâmega e Sousa fazem parte os municípios de Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira, Penafiel e Resende.

Também poderá gostar de

Escrever um comentário