Início » Cuidados a Ter ao Pedir Um Crédito Rápido

Cuidados a Ter ao Pedir Um Crédito Rápido

por S. Ferreira Rafael Telmo
Cuidados a Ter ao Pedir Um Crédito Rápido

Uma despesa avultada e inesperada pode levar à necessidade de um empréstimo com urgência. Fique a conhecer os cuidados que deve ter ao pedir um crédito rápido.

As emergências financeiras, algumas provocadas pela atual conjuntura económica, levam muitos portugueses a procurar financiamento célere.

Nem sempre é possível prever determinados gastos e o interesse em salvaguardar as poupanças que tanto custam a amealhar, levam à procura por empréstimos mais rápidos. E atualmente já existem várias entidades financeiras a comercializar créditos deste género.

Esta é uma forma de solucionar o problema mesmo que não tenha todo o capital necessário no momento.

Mas obter um crédito rápido obriga a ter alguns cuidados redobrados. Antes de avançar com um pedido e correr o risco de cair numa burla, fique a saber como pode evitar problemas.

O Que é Um Crédito Rápido?

O conceito de “crédito rápido” aparece habitualmente associado ao crédito pessoal. Isto porque o único tipo de crédito em que terá uma resposta mais rápida é precisamente num crédito ao consumo.

Contrariamente a outro tipo de empréstimos, o crédito pessoal rápido tem montantes mais baixos, é menos burocrático e a sua concessão é menos exigente. Daí que seja possível que este tipo de financiamento seja efetivamente mais célere.

Isto acontece porque, de uma forma geral, estes créditos urgentes não obrigam à apresentação de orçamentos ou faturas que comprovem a finalidade dos gastos.

Por outro lado, atualmente já é possível fazer a contratação de um crédito ao consumo através da internet. Pode simular, submeter e autenticar o seu crédito totalmente online. O recurso aos processos e assinaturas digitais já permite que todo o processo decorra online e de forma segura.

Consequentemente, estes empréstimos têm um tempo de aprovação consideravelmente mais rápido. De facto, algumas entidades financeiras garantem que o seu crédito pode ser aceite em apenas alguns minutos ou horas.

No entanto, não deixa de estar obrigado a apresentar alguns documentos imperativos para a análise do seu pedido, como como o cartão de cidadão e o Mapa de Responsabilidades de Crédito. Tudo de forma digital, claro.

Cuidados a Ter ao Pedir Um Crédito Rápido

Quando o tema é crédito rápido, especialmente se for um pedido online, é importante ter cuidado. A verdade é que as propostas de financiamento urgente, com promessas de rapidez e flexibilidade, estão a tornar-se cada vez mais comuns e é necessário estar atento.

Não é por acaso que o Banco de Portugal (BdP) tem este assunto debaixo de olho e publica comunicados quando deteta a existência de entidades que não estejam autorizadas a conceder empréstimos.

É que muitas vezes estarão em causa esquemas fraudulentos, possivelmente com taxas de juro altíssimas e condições absurdas, que têm como objetivo burlar os clientes.

Recorra apenas a entidades de confiança

O primeiro passo é ter a certeza de que escolhe instituições financeiras ou intermediários de crédito de confiança.

Deve optar apenas por aqueles que estejam devidamente certificados e autorizados pelo Banco de Portugal. Para ter a certeza de que o faz, pode consultar a lista de entidades certificadas pelo BdP.

De outra forma, poderá estar a fornecer dados e até a contratar financiamento junto de infratores que têm como único objetivo enganá-lo.

Compare propostas

Além de optar por entidades seguras, deve ainda ter atenção a outro aspeto: comparações.

Não caia no erro de aceitar a primeira proposta de crédito rápido que receber, mesmo sendo de uma instituição fidedigna. A verdade é que não deve avançar com um pedido de financiamento sem comparar várias ofertas.

Esta é a única forma de ter a certeza de que escolhe a solução mais vantajosa para a sua situação financeira.

Assim, antes de avançar com o contrato de crédito, deve ter em atenção aspetos como:

  • Taxas de juro
  • Seguros obrigatórios
  • Outros encargos associados ao empréstimo

A análise cuidada de várias ofertas, com foco nestes elementos, permitirá escolher o financiamento certo.

Também poderá gostar de

Escrever um comentário