Início » Município de Celorico de Basto promove visitas ao aterro sanitário da Resinorte em prol do ambiente

Município de Celorico de Basto promove visitas ao aterro sanitário da Resinorte em prol do ambiente

por Leite Beatriz
Município de Celorico de Basto promove visitas ao aterro sanitário da Resinorte em prol do ambiente

A primeira visita ao aterro sanitário da Resinorte, na freguesia de Condessoso, aconteceu esta quinta-feira, na presença de funcionários do município e presidentes de junta. A ação, explica a autarquia, está integrada no plano de atividades proposto pelo setor do ambiente do município, com o intuito de sensibilizar a população para a separação dos resíduos.

“As pessoas estão habituadas ao seu saquinho de resíduos e acham que não tem mal se não separarem. Quando chegam à Resinorte, ao aterro, ficam estupefactas com a quantidade de resíduos aqui depositados”, referiu, citada em comunicado, a técnica da Resinorte, Mariana Alves, que orientou esta primeira visita.

Visita à Resinorte (Créditos: C. M. Celorico de Basto)

Os presentes tiveram a oportunidade de assistir a todas as etapas da separação do lixo. Segundo a mesma fonte, Teresa Canais Seco, enquanto técnica do município responsável pelo ambiente, aproveitou a ação para falar da importância da compostagem caseira ou comunitária, lembrando que esta “já é possível” em Celorico de Basto, uma vez que em “quatro centros urbanos do concelho – Celorico, Fermil, Gandarela e Mota – estão colocados um conjunto de compostores para colocação de resíduos orgânicos, restos de verduras, frutas e outros alimentos”.

A garantia do município é a de que esta iniciativa foi a primeira de muitas visitas guiadas ao aterro sanitário da Resinorte.

Créditos imagem de destaque: C. M. Celorico de Basto

Também poderá gostar de

Escrever um comentário