Início » Amarante: presidente da AR preside à sessão inaugural de evocação do centenário da morte de António Cândido

Amarante: presidente da AR preside à sessão inaugural de evocação do centenário da morte de António Cândido

por Leite Beatriz
Amarante: presidente da AR preside à sessão inaugural de evocação do centenário da morte de António Cândido

O presidente da Assembleia da República (AR), Augusto Santos Silva, vai presidir este sábado, dia 29, em Amarante, à abertura das comemorações do centenário da morte do político e orador amarantino António Cândido, segundo fonte da organização. A sessão terá lugar no Claustro do Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso, pelas 14h00.

Abertas as hostilidades, o município de Amarante vai, ao longo de um ano, realizar o ciclo de conferências “António Cândido, o homem e o enigma que o homem representa”, com o intuito de evocar e reavivar a obra e o legado deste amarantino.

Todas as iniciativas serão organizadas em conjunto pela Câmara de Amarante, o Centro de Estudos Amarantinos, a Assembleia da República, a Academia das Ciências, a Procuradoria-Geral da República e a Universidade de Coimbra. O projeto conta ainda com a parceria do município do Porto, da Santa Casa da Misericórdia de Amarante e do Ateneu Comercial do Porto.

Sobre o conselheiro António Cândido

António Cândido Ribeiro da Costa nasceu em Fridão, no concelho de Amarante, a 29 de março de 1850 e faleceu em Candemil, no mesmo concelho, a 24 de outubro de 1922. Pelos seus dotes de orador, nomeadamente parlamentares, ficou conhecido pelo cognome “Águia do Marão”, que lhe terá sido atribuído pelo escritor Camilo Castelo Branco.

Escreve o município que foi “deputado, par do Reino, ministro, conselheiro de Estado e procurador-geral da Coroa e Fazenda”. Foi também membro do Instituto de Coimbra, vice-presidente da Academia Real das Ciências e recebeu como distinções honoríficas a grã-cruz da Ordem de São Tiago do Merecimento Científico, Literário e Artístico e as insígnias da Ordem de Carlos III de Espanha.

Imagem de destaque constava nos arquivos da valsousa.tv – Vale do Sousa TV

Também poderá gostar de

Escrever um comentário