Início » Penafiel. S. Martinho está a chegar ao concelho com mais espaço e acessos

Penafiel. S. Martinho está a chegar ao concelho com mais espaço e acessos

por Leite Beatriz
Penafiel. S. Martinho está a chegar ao concelho com mais espaço e acessos

Uma vez chegado o mês de novembro, Penafiel volta a se preparar para receber mais uma edição do São Martinho – festividade com muita história e que se traduz numa das maiores feiras comerciais do distrito do Porto.

O certame começa no dia 10 e prolonga-se até ao dia 20. Segundo a autarquia, “a tradição mantém-se com a gastronomia da região, as provas de vinho novo, as mostras de gado e artesanato, os magustos, os carrosséis e a animação espontânea protagonizada por concertinas, tunas académicas e outros grupos folclóricos e de cantares”.

Mas este ano a garantia é a de que há “grandes novidades”, com a abertura de novos acessos à Quinta de Puços. Este ano, pela primeira vez, as provas de vinho e a ‘tenda gastronómica’ vão estar divididas entre duas tendas gigantes. O que vai permitir, assegura a Câmara, “menos tensão no túnel de acesso no Largo da Ajuda e uma maior fluidez do público por vias alternativas”.

Nestes espaços, que funcionarão das 10h00 às 00h00, exceto de 14 a 17 de novembro, que terá um horário das 11h30 às 23h00, os visitantes poderão fazer as habituais provas do vinho novo e degustar a gastronomia típica da região nos diversos restaurantes presentes. Além disso, nos dias 11, 13 e 20, pelas 17h00, vão realizar-se os tradicionais magustos de São Martinho, onde a castanha é a rainha. Por sua vez, a mostra e venda de artesanato vai morar, mais uma vez, no Largo da Misericórdia.

Ainda dentro da programação de São Martinho, destaque para a mostra de gado bovino no dia 10, e de gado equídeo, no dia 11, a decorrer no Pavilhão de Feiras e Exposições de Penafiel. O ponto alto do programa é, aliás, o dia 11 de novembro, Dia de São Martinho e feriado municipal, que começará pelas 10h00 com a Eucaristia Solene em honra de S. Martinho, na Igreja Matriz, seguida pela Procissão com andor do Santo Padroeiro, às 11h00.

Imagem de destaque no arquivo da Vale do Sousa TV

Também poderá gostar de

Escrever um comentário