Início » CHTS assinala Dia Mundial da Diabetes com rastreios e aconselhamento nutricional

CHTS assinala Dia Mundial da Diabetes com rastreios e aconselhamento nutricional

por Leite Beatriz
CHTS assinala Dia Mundial da Diabetes com rastreiros e aconselhamento nutricional

O Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS) assinalou, esta segunda-feira, o Dia Mundial da Diabetes, com iniciativas para alertar e sensibilizar a comunidade para o controlo e prevenção da doença.

De acordo com o gabinete de comunicação daquele centro hospitalar, durante a manhã decorreram, simultaneamente, no Hospital Padre Américo, em Penafiel, e no Hospital de São Gonçalo, em Amarante, rastreios de risco cardiovascular.

“A equipa de enfermagem da consulta externa de obstetrícia e ginecologia realizou também uma ação de sensibilização para a diabetes gestacional”, acrescenta.  

Além disso, a mesma fonte refere que, no Hospital Padre Américo, com o apoio da Liga de Amigos, foi distribuída informação sobre alimentação saudável e uma “barrinha saciante, adequada para diabéticos, (…) cuja receita é da responsabilidade do chef David Hipólito, que também marcou presença na iniciativa”.

A diabetes é uma doença metabólica crónica e progressiva, caraterizada por níveis elevados de glicose no sangue que ocorrem quando o organismo não produz insulina suficiente ou não a consegue utilizar. A diabetes pode assumir várias formas como, por exemplo, a diabetes mellitus Tipo 1 e 2 e a diabetes gestacional.

De acordo com os últimos dados do Observatório Nacional da Diabetes, em 2018, a prevalência estimada da diabetes na população portuguesa, com idades compreendidas entre os 20 e os 79 anos, era de 13,6%.

Créditos imagem de destaque: CHTS

Também poderá gostar de

Escrever um comentário