Início » Lousada. Câmara promove aprendizagem de técnicas de suporte de vida a 238 alunos

Lousada. Câmara promove aprendizagem de técnicas de suporte de vida a 238 alunos

por Beatriz Leite
Lousada. Câmara promove aprendizagem de técnicas de suporte de vida a 238 alunos

A Câmara Municipal de Lousada vai promover, anualmente, a aprendizagem de técnicas básicas de suporte de vida alunos do 11.º ano das escolas do concelho.

Tudo por conta do projeto “Somos Um” que foi pensado por um conjunto de profissionais, entre os quais Jorge Brandão, enfermeiro lousadense a exercer funções no Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS), e Filipe Serralva, médico da Viatura Médica de Emergência do CHTS.

A ideia foi então apresentada ao município de Lousada e, como explica fonte do gabinete de comunicação da autarquia, há agora que dotar os jovens com competências no âmbito do suporte básico de vida.

A iniciativa será promovida de forma anual, sempre junto de alunos do 11.º ano. A escolha, explica a mesma fonte, está relacionada com uma maior maturidade e perceção dos jovens desta idade.

Citado a partir do mesmo documento enviado à redação, Nelson Oliveira explica que “o município de Lousada aceitou aderir a este projeto não só pela pertinência da formação, mas pela perspetiva a longo prazo de termos uma população capacitada para atuar em situações que podem ser fundamentais para salvar alguém”.

O projeto “Somos Um” está integrado na Associação Nacional de Emergência, Socorro e Catástrofe, sendo que detém certificação do INEM e apoio da Ordem dos Enfermeiros.

Neste primeiro ano, a formação, que tem início previsto em fevereiro, vai ser dirigida a 238 alunos dos quatro agrupamentos escolares que aderiram voluntariamente a esta iniciativa.

A imagem é meramente ilustrativa

Também poderá gostar de

Escrever um comentário