Home Património Aldeia de Figueira em Penafiel, realiza o ancestral “Auto dos Reis Magos”
Aldeia de Figueira em Penafiel, realiza o ancestral “Auto dos Reis Magos”
0

Aldeia de Figueira em Penafiel, realiza o ancestral “Auto dos Reis Magos”

0
0

Nos próximos dias 11 e 12 janeiro, na aldeia de Figueira, realiza-se o ancestral “Auto dos Reis Magos”, tradição que tem as suas raízes no teatro medieval religioso que era apresentado no adro das igrejas. Assim, nesta pequena aldeia da freguesia de Lagares e Figueira, concelho de Penafiel, distrito do Porto, será apresentada uma encenação da chegada dos reis magos a Belém para visitarem o recém-nascido, Jesus. 

Para além de contar com cerca de uma centena de participantes no seu elenco, esta representação, encenada por Pedro Soares, transcende as barreiras do teatro convencional, aproximando o público da autenticidade da experiencia. 

Assim, todo o elenco envergará trajes de época e os reis magos chegarão transportados no dorso de camelos, permitindo ao espectador a aproximação a uma realidade milenar.    

Esta iniciativa é organizada pelo GENOMA (Grupo de Educação e Estudo da Natureza Orientado ao Montanhismo, Astronomia e Actividades ao Ar-livre), com o apoio da Câmara Municipal de Penafiel e da Junta de Freguesia de Lagares e Figueira e com a colaboração de toda a comunidade local que se empenha arduamente na sua realização.