Home Saúde Alunos de Paços de Ferreira são aprendizes por um dia no Hospital Padre Américo
Alunos de Paços de Ferreira são aprendizes por um dia no Hospital Padre Américo
0

Alunos de Paços de Ferreira são aprendizes por um dia no Hospital Padre Américo

0
0

O Hospital Padre Américo abriu as portas a um grupo de alunos de escolas de Paços de Ferreira, que vieram ser “Aprendizes por Um Dia”. A iniciativa, no âmbito do projeto TâmegaSousa Educa, desenvolvido pela Câmara Municipal de Paços de Ferreira e com a chancela da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, foi acolhida com a maior satisfação pelo CHTS e pelos seus profissionais.

Na recepção ao primeiro grupo de alunos, ontem, dia 16, o presidente do Conselho de Administração do CA, Carlos Alberto elogiou a atitude dos alunos por terem prescindido das férias para participar numa actividade lectiva. “É muito bom sinal estarem aqui hoje: significa que estão motivados e que querem saber mais, isso é essencial para se ser um bom profissional”. Já o enfermeiro-diretor, José Ribeiro, falou da importância do trabalho em grupo e de como “se consegue fazer muito mais coisas em grupo do que individualmente e isso, na Saúde, é fundamental”.

Os alunos foram acolhidos por profissionais de diversas áreas, que deram a conhecer um pouco mais da sua atividade profissional. Médicos, psicólogos, fisioterapeutas, farmacêuticos, enfermeiros, nutricionistas e assistentes técnicos falaram sobre as suas áreas e responderam a perguntas dos alunos relativas a especificidades da sua profissão. Os jovens, 56 no total, são provenientes de várias escolas de Paços de Ferreira, onde frequentam o 9º ano de escolaridade e foram seleccionados de acordo com as opções profissionais que pretendem fazer. Assim, nos grupos que visitaram já o Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa, são vários os candidatos a pediatras, cirurgiões, psicólogos, nutricionistas, auxiliares de ação médica e fisioterapeutas, além de interessados noutras especialidades médicas.

Depois de uma breve palestra, os jovens têm contacto com alguns serviços assistenciais e visitam, também, os serviços de Farmácia, Esterilização e Patologia Clínica. Amanhã, o CHTS recebe mais um grupo de “aprendizes”.

tags: