Home Ambiente Anfiteatro da Senhora do Salto, em Aguiar de Sousa recebe apresentação do “Passaporte Parque das Serras do Porto 2020”
Anfiteatro da Senhora do Salto, em Aguiar de Sousa recebe apresentação do “Passaporte Parque das Serras do Porto 2020”
0

Anfiteatro da Senhora do Salto, em Aguiar de Sousa recebe apresentação do “Passaporte Parque das Serras do Porto 2020”

0
0

PARQUE DAS SERRAS DO PORTO APRESENTA PASSAPORTE PARA PARTIRMOS À DESCOBERTA DO PATRIMÓNIO E PAISAGEM

 

O Presidente do Conselho Executivo da Associação de Municípios do Parque das Serras do Porto, Alexandre Almeida, apresenta o “Passaporte Parque das Serras do Porto 2020”, na próxima quinta-feira, 6 de fevereiro, pelas 14h30, no anfiteatro da Senhora do Salto, em Aguiar de Sousa. A sessão conta com a presença dos autarcas de Gondomar, Marco Martins, e Valongo, José Manuel Ribeiro, e o Presidente da Entidade do Turismo do Porto e Norte de Portugal, Luís Pedro Martins.

Trata-se de um passaporte para registar doze visitas com passagem pela Sede do Parque das Serras do Porto, Centro de Educação Ambiental da Quinta do Passal , Centro Interpretativo da Senhora do Salto, Centro  Interpretativo das Minas de Ouro de Castromil e Banjas, Museu da Lousa, Museu Mineiro São Pedro da Cova, Museu Municipal de Valongo e Oficina da Regueifa e do Biscoito (previsto abrir em abril deste ano). Os visitantes podem ainda carimbar o passaporte nos “Encontros com o Parque” – 3ª Edição, “Couce em Festa”, Ação de Voluntariado e Ação de Formação/Sensibilização.

Este passaporte convida a partir à descoberta do Parque das Serras do Porto e vai estar disponível nos locais assinalados para visita e, quando o utilizador completar todos os registos, está disponível uma oferta para levantar numa das Lojas Interativas de Turismo de Gondomar, Paredes ou Valongo.

>> O Parque das Serras do Porto é um projeto inovador e ambicioso num território com cerca de 6.000 hectares que inclui as Serras de Santa Justa, Pias, Castiçal, Flores, Santa Iria e Banjas. Nesta área já classificada como Paisagem Protegida Regional, os visitantes podem desfrutar da imensa beleza cultural e paisagística de serras, vales e rios. Num território que já foi mar, podem descobrir-se as trilobites (animais marinhos muito mais antigos do que os dinossauros), minas de ouro subterrâneas com 2.000 anos (o maior complexo do género do Império Romano), aldeias pitorescas, plantas e animais raríssimos, entre outras maravilhas de um local que é também o “livro geológico” mais antigo de Portugal.

O Parque das Serras do Porto destaca-se na paisagem urbana da Área Metropolitana do Porto, sendo um importante ativo da região honrado com o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. Trata-se da primeira infraestrutura verde metropolitana que está a ser construída em Portugal, num território ímpar com imenso potencial recreativo, turístico, produtivo, mineiro e desportivo, gerador de mais-valias económicas para a população.