Home Uncategorized Atletas de Alto Rendimento treinam no Complexo Desportivo de Lousada
Atletas de Alto Rendimento treinam no Complexo Desportivo de Lousada
0

Atletas de Alto Rendimento treinam no Complexo Desportivo de Lousada

0
0

As competições desportivas estiveram paradas durante semanas, aliás, como toda a atividade desportiva no concelho. No entanto, existem casos que são exceções, por se tratar de desporto de alto rendimento. Esse é o caso das atletas Sara Catarina Ribeiro e Salomé Rocha, ambas do Sporting Clube de Portugal, que continuaram a realizar os treinos no Complexo Desportivo.

Também a Federação Portuguesa de Ténis elaborou um plano de retoma de algumas das atividades, de modo faseado, em consonância com autoridades de saúde, nomeadamente com a Direção-Geral de Saúde e com o Instituto Português do Desporto e Juventude. No caso da Associação de Ténis do Porto a articulação foi ainda feita com o Município, para a utilização dos courts de ténis cobertos do Complexo Desportivo.

O Vereador do Desporto, Dr. António Augusto Silva, salienta que “desde o passado dia 4, que é possível retomar a prática de desportos individuais ao ar livre, pelo que a pista de atletismo e os campos de ténis descobertos, já podem ser usados pelos atletas, mas com medidas restritivas a nível de número de atletas e condições de utilização”.

Atletas de Alto Rendimento de Ténis em Lousada

Desde o dia 22 de abril que a Selecionadora Nacional Feminina de Ténis, Neuza Silva, está em Lousada treinar seis atletas do Centro de Alto Rendimento da região norte, nomeadamente a Francisca Jorge, atleta de Guimarães que venceu no ano passado o Lousada Indoor Open.

Os treinos são realizados nos courts cobertos no Complexo de Desportivo de Lousada.

Esta foi a solução encontrada, pois a “base da Federação Portuguesa de Ténis no Porto ainda não tem campos indoors e em Lousada temos os courts indoors totalmente adequados para os dias de chuva”, como refere Neuza Silva. A selecionadora refere ainda que “os treinos fazem parte do plano de trabalho do Centro de Alto Rendimento, após uma pausa forçada devido à Covid-19. Os atletas estiveram isolados nas suas próprias casas com as famílias, desde 13 março. Foi mantida a rotina diária de treino físico, ténis teórico, prevenção de lesão e treino mental através de Skype”.

A atleta Francisca Jorge mostra-se agradada com o retomar dos treinos de ténis, ainda que com cuidados acrescidos. 

Os atletas têm estado a treinar no Complexo Desportivo do Monte Aventino, no Porto, mas porque a infraestrutura não tem courts cobertos, surgiu a possibilidade de efetuar estes treinos em Lousada.

Francisca Jorge conhece as instalações de Lousada, salientando “os courts de ténis cobertos são muito adequados ao que pretendemos que, neste momento, é treinar em segurança”.

Relativamente às diferenças em tempo da Covid-19, “passam por não poder tocar nas mesmas bolas do parceiro de treino, ter de estar a uma certa distância de segurança, não poder tocar em nada que não seja nosso, estar constantemente a desinfetar as raquetes como medida de prevenção”, destaca ainda a atleta.

Para o Dr. António Paes de Faria, Presidente da Associação de Ténis do Porto, “Lousada tem umas instalações de ténis no seu Complexo Desportivo que, apesar de ainda não estarem completas, oferecem já uma qualidade de equipamentos de referência e que têm sido escolhidos pelas Seleções Nacionais e pelos trabalhos do Centro de Alto Rendimento quando estão no Norte de Portugal”.

O dirigente do ATP salienta também que “Lousada tem sido uma segunda casa para todos melhores atletas do ténis nacional, seja na presença em estágios da Federação Portuguesa de Ténis ou da ATP, seja na participação do Campeonato Nacional Sub18, na Winter Cup, no Lousada Junior Cup ou na prova profissional feminina Lousada Indoor Open”.