Home Educação Aulas de mandarim e xadrez já começaram em Lousada
Aulas de mandarim e xadrez já começaram em Lousada
0

Aulas de mandarim e xadrez já começaram em Lousada

0
0

Atividades de promoção do sucesso educativo

No início do ano letivo são retomadas atividades promovidas pela autarquia junto dos mais novos, a que se juntam outras novidades. 

No passado sábado começaram as aulas de Mandarim para alunos que frequentam o 2.º e 3.º nível e foi feita a receção aos que vão frequentar as aulas pela primeira vez. 

Teve início, igualmente, a atividade Gerações de Xadrez, que contou com a presença de 10 jovens alunos, que frequentam entre o 4.º e o 12.º ano e a que se juntam familiares, cuja finalidade passa por desenvolver e melhorar algumas das capacidades intelectuais dos participantes.

Ambas as atividades vão decorrer durante o ano letivo aos sábados de manhã, na EB de Cristelos, a que se vão juntar, mais adiante, os Ateliês de Ilustração para os alunos dos vários ciclos de ensino.

Novas atividades para alunos das escolas de Lousada

“Centurium” é a designação de outra atividade onde o principal recurso são jogos de tabuleiro ancestrais que facilitam a aprendizagem de competências de várias áreas curriculares. Vai ser igualmente distribuído pelas escolas, do 1.º ciclo, o livro “No Mundo da Matemática” como recurso educativo que permite uma aprendizagem lúdica de vários conteúdos.

As crianças do 2.º ciclo da Escola Básica Lousada Este vão contar com o apoio de um participante no projeto “Teach for Portugal” que vai desenvolver com os mais novos um conjunto de competências que permitem melhorar o percurso escolar e o sucesso educativo.

Outra novidade é o programa educativo “Escola a Pedalar” para alunos do 1.º ciclo que pretende ensinar a utilizar a bicicleta promovendo estilos de vida saudáveis, ativos e sustentáveis e ainda alertar para a segurança rodoviária e a mecânica.

Dirigido aos encarregados de educação, a iniciativa “Encontros de Pais” tem agendada uma sessão por cada período letivo com a abordagem de temáticas e reflexões por especialistas.

Iniciativas como “Ciência no Parque”, “Oficinas de Cinema de Animação” e “Oficinas de Arte Pública” prosseguem também neste novo ano letivo, dando continuidade ao Plano de Atividades para as escolas com propostas diferenciadas, de acordo com o ciclo de ensino em estreita articulação com a comunidade educativa.

Estas atividades inserem-se no Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE), fruto de uma candidatura da autarquia com a Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, no âmbito do NORTE 2020, onde o sucesso educativo e a continuidade na escola são os principais objetivos. Este é o segundo ano letivo de implementação do PIICIE, cujo investimento aproximado é de 700 mil euros, financiado a 85% pelo Fundo Social Europeu

tags: