Home Saúde Câmara de Penafiel e CHTS associam-se às comemorações dos 40 anos do Serviço Nacional de Saúde (SNS)
Câmara de Penafiel e CHTS associam-se às comemorações dos 40 anos do Serviço Nacional de Saúde (SNS)
0

Câmara de Penafiel e CHTS associam-se às comemorações dos 40 anos do Serviço Nacional de Saúde (SNS)

0
0

Sessão evocativa vai contar com a presença e debate de vários especialistas na área da saúde em Penafiel  

No âmbito das comemorações do 40.º Aniversário do SNS, a Câmara Municipal de Penafiel e o Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS) vão dinamizar, no dia 19 de Setembro, às 15h00, no auditório do Museu Municipal, uma conferência com a participação de várias entidades e especialistas na área da saúde, em Penafiel. 

A abertura da sessão evocativa estará a cargo do Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Antonino de Sousa, e do Presidente do Conselho de Administração do CHTS, Carlos Alberto.

Do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa vem ainda o Diretor do Serviço de Urgência, Dr. Filipe Serralva, para falar sobre “A problemática das urgências” e o enfermeiro Diretor, Enf. José Ribeiro, para abordar o tema “A gestão do doente crónico”. 

Este debate vai contar com a presença do Diretor da Delegação Regional Norte do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), Dr. António Rui Barbosa, para debater a “Perspetiva da saúde em ambiente pré-hospitalar”. 

Do Agrupamento de Centros de Saúde do Tâmega II – Vale do Sousa Sul (ACES Tâmega II – Vale do Sousa Sul) a sessão evocativa vai ter a presença do Diretor Executivo, Dr. Fernando Malheiro, para falar sobre a “Perspetiva organizacional da saúde ao nível dos cuidados primários” e o Diretor Clínico, Dr. Almiro Mateus abordará a “Importância e a evolução dos cuidados prestados no âmbito dos médicos de família”. 

Recorde-se que a 15 de setembro de 1979, a reforma da saúde realizada por António Arnaut veio melhorar a qualidade de vida, a justiça social, a confiança e a dignidade dos portugueses. Com o SNS, o acesso a cuidados passou a ser universal, porque garante o direito à saúde a todos, independentemente da sua condição económico-social.

A sessão evocativa dos 40 anos do Serviço Nacional de Saúde (SNS), em Penafiel, vai contar com a presença dos Presidentes das corporações de Bombeiros de Penafiel, Paço de Sousa e Entre-os-Rios. A entrada é livre.

 

tags: