Home Saúde Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa assina Compromisso para a Humanização Hospitalar
0

Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa assina Compromisso para a Humanização Hospitalar

0
0

Iniciativa decorreu em Gaia e envolveu as 52 unidades do SNS

O Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS) assinou, juntamente com outras unidades do Serviço Nacional de Saúde (SNS), o Compromisso para a Humanização Hospitalar, numa sessão com a Ministra da Saúde, Marta Temido, que se realizou esta quarta-feira, 4 de setembro, no Centro de reabilitação do Norte – Centro Hospitalar Vila Nova de Gaia/Espinho.

Este compromisso enuncia bases e aponta medidas destinadas a estimular, avaliar e consolidar práticas e relações interpessoais humanizadas em ambiente hospitalar e cada hospital vai apresentar um plano, ajustado às necessidades, com medidas de humanização para profissionais e utentes.

Na abertura da sessão “Compromisso para a humanização Hospitalar – Por um SNS mais humanizado”, Marta Temido vincou: “temos o dever de nos desassossegar e de não nos conformarmos porque o trabalho que temos de fazer de modernização do SNS não se compadece com um conformismo. Por isso, saibamos todos não nos conformar com aquilo que não corre bem, sobretudo com aquilo que podemos fazer melhor.
O CHTS, no âmbito do projeto Humanizar+ apresentado em fevereiro deste ano, tem já implementadas várias medidas que visam a humanização e promovem a melhoria assistencial, envolvendo profissionais, doentes, familiares e cuidadores informais.

“Há já um plano em curso para desenvolver este caminho de reposta à vasta população do Tâmega e Sousa que temos para tratar, mais de 5% da população portuguesa – 520.000 pessoas – em 12 Concelhos de 4 Distritos, e onde nada pode ser tabu nas abordagens e discussões sobre este tema. Desde a hotelaria aos afetos, das pinturas ao amor dos gestos, é fundamental o empenho de todos para o cuidado do cuidar”, referiu Carlos Alberto, presidente do Conselho de Administração do CHTS, acerca do compromisso assinado.

Além dos representantes das várias unidades de saúde do país, estiveram presentes Raquel Duarte, Secretária de Estado da Saúde, Graça Freitas, Diretora-Geral da Saúde, e Fernando Regateiro, Coordenador Nacional para a Reforma Cuidados de Saúde Hospitalares.

No próximo dia 20 de setembro, o CHTS organiza o Humanize Healthcare, um seminário dedicado à humanização nos cuidados de saúde, onde vão ser apresentados os vários projetos já implementados e a implementar que incluem, por exemplo, o acolhimento através de uma abordagem terapêutica e relacional para integrar os pais nas rotinas e cuidados às crianças na Pediatria; continuar a desenvolver, na Neonatologia, o Crescer com Afetos; criação de um balcão único de apoio e informação ao utente sobre os procedimentos e dinâmicas hospitalares; ciclos de conferências; formação no âmbito da Humanização a todos os grupos profissionais; realização de sessões de relaxamento para profissionais e outras atividades de ajuda na gestão do stress; lançamento da campanha Psiuu: o silêncio é parte do tratamento, entre outras iniciativas.

A iniciativa realiza-se no Centro Pastoral de Amarante, onde vai estar também Raquel Duarte, Secretária de Estado da Saúde, e vão ser divulgados, inseridos no projeto de Humanização do CHTS, o livro “Humanizar +” e os vencedores do concurso de ideias e concurso de fotografias.

tags: