Home Cultura CERIMÓNIA DE ENCERRAMENTO DA “PRAÇA DAS ARTES” ESTE DOMINGO EM FELGUEIRAS
CERIMÓNIA DE ENCERRAMENTO DA “PRAÇA DAS ARTES” ESTE DOMINGO EM FELGUEIRAS
0

CERIMÓNIA DE ENCERRAMENTO DA “PRAÇA DAS ARTES” ESTE DOMINGO EM FELGUEIRAS

0
0

Domingo, às 21h00, na Praça Dr. Machado de Matos

Com “Encontro Improvável” e apresentação do plantel do F. C. Felgueiras

A “Praça das Artes”, um projeto de dinamização urbana de caráter cultural, lúdico-pedagógico e desportivo promovido pela ACLEM – Artes, Cultura e Lazer Empresa Municipal, teve início a 2 de julho. Após cinco semanas de atividades diárias, a cerimónia de encerramento terá lugar na Praça Dr. Machado de Matos, este domingo à noite, pelas 21 horas.

 

Além de mais um “Encontro Improvável” entre a Banda de Música da Lixa e os Dagda (música celta), será também apresentado o plantel, equipa técnica e órgãos sociais do Futebol Clube de Felgueiras. 

Recorde-se que a iniciativa “Praça das Artes” começou até mesmo antes do seu início! A 15 de junho começaram as transmissões dos jogos do Mundial de Futebol 2018 em ecrã gigante, na Praça Dr. Machado de Matos. Foram momentos de emoção, partilhados por muitos felgueirenses que assistiram juntos a grandes jogos de futebol. A 2 de julho, começou oficialmente uma programação cultural diversificada, inclusiva, que decorreu entre a Praça Dr. Machado de Matos (Felgueiras) e a Praça Eduardo Freitas (Lixa). Estiveram ainda disponíveis, em Felgueiras, atividades para os mais novos que em muito contribuíram para um verão mais divertido: insufláveis, ateliers, barquinhos a pedais e zona de esculturas de areia.

Da “Praça das Artes” resultaram três emblemáticas esculturas, inspiradas no Pão de Ló de Margaride, no calçado e na entrega da chave ao São Pedro. Resultou, ainda, o “Labirintus de Pintura”.

Outros momentos memoráveis juntaram os felgueirenses em torno da música – como concertos de artistas locais ou com os artistas Fernando Daniel e Marco Rodrigues –, do teatro – com emblemáticas representações como “O Principezinho” e “Auto da Barca do Inferno” –, do primeiro Festival de Dança de Felgueiras ou do Mercado de Poesia, onde vários autores apresentaram as suas obras, como foi o caso do escritor Valter Hugo Mãe.

Foram cinco semanas em que todos os dias havia algo para fruir e usufruir, em Felgueiras ou na Lixa. O sucesso destas atividades é indiscutível e a sua continuidade… é esperar para ver!

“O parafuso perdido no aspirador”

Esta sexta-feira e sábado, dias 3 e 4 de agosto, a Casa das Artes de Felgueiras recebe o espetáculo “O parafuso perdido no aspirador”. Estes concertos resultam do trabalho desenvolvido pelas crianças e jovens da Orquestra do Lixo, sob a coordenação de João Ricardo Oliveira. As sessões têm início marcado para as 21h30 e a entrada, embora gratuita, careça de reserva prévia até 24h antes de cada uma das sessões.

A Orquestra do Lixo junta alunos de três escolas do concelho de Felgueiras: Conservatório de Música de Felgueiras, Art Music e Escola das Artes Macpiremo. Ao longo do mês de julho, os participantes no workshop “O parafuso perdido no aspirador” recolheram objetos do lixo (livros, cadeiras, tubos, casacos, garrafões, entre outros) e transformaram-nos em instrumentos musicais. Os objetos foram, portanto, construídos e desconstruídos em busca de sonoridades.

Este espetáculo, inicialmente previsto para as Praças Dr. Machado De Matos e Eduardo Freitas (Lixa), viu a sua localização alterada devido, precisamente, à tipologia deste espetáculo. Para reservas, os interessados devem contactar a Casa das Artes de Felgueiras através do telefone 255 340 340 ou do e-mail bilheteira@casadasartesdefelgueiras.com. As reservas têm de ser feitas com 24h de antecedência face a cada um dos espetáculos e estão sujeitas à lotação da sala.

tags: