Home Saúde CHTS termina comemorações do Dia Internacional do Enfermeiro com jornadas em Amarante
CHTS termina comemorações do Dia Internacional do Enfermeiro com jornadas em Amarante
0

CHTS termina comemorações do Dia Internacional do Enfermeiro com jornadas em Amarante

0
0

Enfermagem do CHTS promoveu semana com diversas atividades na comunidade

Entregue prémio de investigação na área de enfermagem a trabalho sobre DPOC

 

Sob o lema “O caminho e as práticas em enfermagem”, realizou-se esta manhã, no Hospital de Amarante, as Jornadas de Enfermagem que finalizam as comemorações alusivas ao Dia Internacional do Enfermeiro. Neste encontro, foi também entregue o Prémio ‘Enfermeira Arminda Mendes Costa’, criado com o objetivo de premiar trabalhos de investigação na área de enfermagem realizados no Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS).

Na sessão solene, José Ribeiro, enfermeiro-diretor do CHTS, falou sobre o simbolismo dos trabalhos de investigação a concurso, todos com especial enfoque no doente, salientando que “o cuidar de doentes é a essência da enfermagem”.

O prémio foi entregue por Arminda Mendes Costa que destacou, este ano, “uma novidade interessante, os cinco trabalhos submetidos foram todos centrados nos cuidados desenvolvidos no CHTS, com incidência nas patologias mais prevalentes desta área de influência, como o Acidente Vascular Cerebral (AVC) e a Doença Obstrutiva Crónica (DPOC)”.

“Autogestão na pessoa com DPOC” foi o trabalho distinguido e é da autoria de Sílvia Vieira, enfermeira do Serviço de Medicina Interna – UF3.

“Celebrar o Dia Internacional do Enfermeiro é importante pelo que representa este grupo profissional na sociedade, nas equipas de saúde e no CHTS, ao valor acrescentado que podemos dar à nossa população com os trabalhos que têm vindo a ser realizados”, iniciou assim, o presidente do Conselho de Administração, o seu discurso.

“Só posso sentir orgulho em poder ser presidente de um hospital que tem enfermeiros deste calibre”, concluiu Carlos Alberto.

Luciano Monteiro, elemento da comissão organizadora, referiu-se às jornadas como “o culminar de inúmeras ações desenvolvidas pela enfermagem do CHTS que promoveram o encontro com a saúde e o bem-estar, sendo este o principal papel dos enfermeiros”.

Com mais de uma centena de participantes, a sessão de solene contou ainda com a presença de Lucinda Fonseca, vereadora da Saúde da Câmara de Amarante, Leonel Fernandes, representante da Ordem dos Enfermeiros, e o vice-presidente da Liga de Amigos do Hospital de Amarante.

tags: