Home Ambiente CIM do Tâmega e Sousa dinamiza workshops na área das alterações climáticas
CIM do Tâmega e Sousa dinamiza workshops na área das alterações climáticas
0

CIM do Tâmega e Sousa dinamiza workshops na área das alterações climáticas

0
0

A Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIM do Tâmega e Sousa) está a elaborar um Plano Intermunicipal de Adaptação às Alterações Climáticas no Tâmega e Sousa (PIAAC-TS). Trata-se de uma estratégia transversal, seguindo as orientações e objetivos da Estratégia Nacional de Adaptação à Alterações Climáticas, que visa desenvolver e aprofundar conhecimento sobre esta temática, quais os principais impactos na região e quais as medidas de adaptação mais apropriadas.

Nesse sentido, e dando continuidade ao trabalho que tem vindo a desenvolver, a CIM do Tâmega e Sousa vai dinamizar, de maio a setembro, um conjunto de workshops com os agentes locais e regionais ligados a áreas cuja intervenção é considerada prioritária. São disso exemplo a agricultura, a viticultura/vinicultura, a indústria, o turismo, os recursos hídricos, a floresta, a biodiversidade/espécies invasoras, os serviços dos ecossistemas, a educação e a saúde.

Estes workshops têm como objetivo debater o impacto ambiental das alterações climáticas, bem como colher contributos de especialistas e entidades estratégicas em cada área temática, com vista à sua integração nas medidas de adaptação às alterações climáticas a definir no âmbito do PIAAC-TS. As ações são dirigidas a organismos públicos e privados de âmbito nacional, regional e local, associações de municípios, associações de desenvolvimento local, associações de produtores, associações empresariais e comerciais, associações florestais, quintas e adegas cooperativas, empresas, agrupamentos de escolas, escolas profissionais, instituições de ensino superior, centros de formação para professores, hospitais, centros de saúde, equipamentos sociais, entre outros.

De referir que o Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial do Tâmega e Sousa (PDCT do Tâmega e Sousa), firmado pela CIM do Tâmega e Sousa com a Comissão Diretiva do Norte 2020, do PDR – Programa de Desenvolvimento Rural 2014-2020, do POISE – Programa Operacional Inclusão Social e Emprego e do PO SEUR – Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos, definiu, numa das suas prioridades de investimento, a concessão de apoio ao investimento para a adaptação às alterações climáticas, incluindo abordagens baseadas nos ecossistemas.

É nesta prioridade que se inscreve o PIAAC-TS, um projeto promovido pela CIM do Tâmega e Sousa e cofinanciado pelo PO SEUR 2014-2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo de Coesão.

CIM do Tâmega e Sousa