Home Educação CIM do Tâmega e Sousa implementa programa de mentoria e orientação vocacional
CIM do Tâmega e Sousa implementa programa de mentoria e orientação vocacional
0

CIM do Tâmega e Sousa implementa programa de mentoria e orientação vocacional

0
0

“Chamamos os mestres e os aprendizes para que o legado seja perpetuado”. É este o mote do Sagaz do Tâmega e Sousa, um programa de mentoria, orientação vocacional e profissional que está a ser implementado em escolas do Tâmega e Sousa, no âmbito do projeto TâmegaSousa Educa [acreditamos em ti] – Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar do Tâmega e Sousa, promovido pela Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIM do Tâmega e Sousa), em parceria com os 11 municípios que a integram.

Especialmente dirigido aos alunos do 12.º ano do ensino regular e profissional, o programa visa promover o desenvolvimento de competências pessoais, sociais, académicas e profissionais destes alunos, através de ações de mentoria, de orientação vocacional e profissional, bem como de um programa de gestão de carreira.

O Sagaz do Tâmega e Sousa assenta numa lógica relacional mentor-aprendiz, ou seja, o objetivo passa por estabelecer uma relação entre um profissional qualificado nas mais diversas áreas – o mentor –, e um aluno – o aprendiz –, cabendo ao primeiro transmitir um conjunto de aprendizagens que permitam ao segundo desenvolver o seu potencial nos seus vários âmbitos de atuação, acompanhando-o ao longo do seu percurso académico, numa cultura de integração laboral e de ponte com o plano curricular do curso que o jovem frequenta.

A iniciativa contempla ainda um programa de gestão de carreira, que será dinamizado por psicólogos, e que incidirá em áreas como o autoconhecimento e o conhecimento do mercado de trabalho, estudo de mercado, personal branding, gestão da imagem, técnicas de saber-estar nas entrevistas, estratégias e táticas de negociação, processo de transição de carreira, entre outras.

Mais de três mil alunos do 12.º ano do ensino regular e profissional das escolas de Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Felgueiras, Lousada e Marco de Canaveses serão envolvidos no programa Sagaz do Tâmega e Sousa, sendo que em cada concelho será selecionado um conjunto de aprendizes. Independentemente de serem ou não selecionados pelos mentores, todos os alunos serão capacitados com um conjunto de ferramentas e estratégias de apoio à procura ativa de emprego.

O processo de seleção dos aprendizes arrancou esta tarde, dia 20, no concelho do Marco de Canaveses, num evento que contou com a participação de mais de 50 alunos. Seguem-se os municípios de Castelo de Paiva, no dia 28 deste mês, de Celorico de Basto, no dia 3 de abril, de Lousada, no dia 10 de abril, e de Felgueiras, no dia 24 de abril.

O Sagaz do Tâmega e Sousa insere-se na estratégia educativa do projeto TâmegaSousa Educa [acreditamos em ti], provido pela CIM do Tâmega e Sousa, em parceria com os municípios, sendo cofinanciado pelo Norte 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do FSE – Fundo Social Europeu.

 

CIM do Tâmega e Sousa

20 de março de 2019

claudia.costa@cimtamegaesousa.pt

www.cimtamegaesousa.pt