Home Desporto CLUBE CAÇADORES DE REBORDOSA E CLUBE AMIGOS DA PETANCA DOMINARAM A ÉPOCA NORTENHA
CLUBE CAÇADORES DE REBORDOSA E CLUBE AMIGOS DA PETANCA DOMINARAM A ÉPOCA NORTENHA
0

CLUBE CAÇADORES DE REBORDOSA E CLUBE AMIGOS DA PETANCA DOMINARAM A ÉPOCA NORTENHA

0
0

A temporada de petanca na zona norte terminou este domingo no Clube Caçadores de Rebordosa com a realização do Torneio de Encerramento na variante de triplete.

A prova principal foi ganha pela equipa dos anfitriões constituída por Albino Costa, Manuel Costa e Abílio Moreira, enquanto a tripla do Clube Amigos da Petanca formada por Augusto Matos, Guilherme Matos e Pedro Conceição venceu o torneio de consolação.

Na última prova da época participaram 57 atletas (56 masculinos e 1 feminino) em representação de 19 equipas de 7 dos 9 clubes federados na Associação de Petanca da Zona Norte.

Bruno Moreira do Clube Caçadores de Rebordosa e Mónica Antunes do Grupo Desportivo Torre de Moncorvo sagraram-se campeões regionais de mão a mão e Agostinho Alves e Maria Del Carmen Diaz, ambos do Clube Amigos da Petanca são os vice-campeões.

 

Em doublete os títulos de campeão regional foram conquistados pelas duplas Albino Costa/Manuel Costa do Clube Caçadores de Rebordosa e Isabel Pereira/Maria Del Carmen Diaz do Clube Petanca de Estorãos/Clube Amigos da Petanca.

Os duos Agostinho Alves/Domingos Campos e Maria Emília Gonçalves/Maria de Fátima Silva do Clube Amigos da Petanca e Clube Petanca das Taipas, respetivamente, são os vice-campeões.

A equipa do Clube Amigos da Petanca formada por Joaquim Ferreira/Márcio Araújo/Manuel Olveira venceu o campeonato regional de triplete, tendo derrotado na final a formação do Centro Recreativo e Cultural de Briteiros constituída por Henrique Barbosa/Rolando Martins/Paulo Lopes. Nesta variante não há prova feminina.

As diversas competições foram disputadas por 149 atletas, 140 masculinos e 9 femininos, ao longo de 8 meses em 6 concelhos nortenhos, desde Ílhavo a Torre de Moncorvo, com passagem por Fafe, Guimarães, Paredes e Vila Nova de Gaia.

Dos 9 clubes filiados na Associação de Petanca da Zona Norte, 3 são de Paredes, 2 de Guimarães e 1 de Fafe, Ílhavo, Torre de Moncorvo e Vila Nova de Gaia.

O calendário integrou 17 provas oficiais, sendo 11 torneios (abertura, encerramento e um por clube), 3 eliminatórias regionais (mão a mão, doublete e triplete), 3 taças (APZN, Cidade de Gaia e de Portugal), assim como vários internacionais e abertos.

Na classificação individual das provas do campeonato, a dupla Albino Costa/Manuel Costa do Clube Caçadores de Rebordosa obteve a melhor pontuação, seguida de Joaquim Ferreira/Manuel Oliveira do Clube Amigos da Petanca.

Nos torneios de consolação, José Faria da Associação Bússola Partilhada conseguiu o maior número de pontos, com apenas mais 2 que o seu colega de equipa, Pedro Silva.

Nas 12 competições pontuáveis, o Clube Amigos da Petanca (Lordelo, Paredes) foi o campeão das presenças com 76 equipas, ao qual se seguiu o Clube Petanca das Taipas (Guimarães) com 43, Clube Caçadores de Rebordosa (Paredes) e Associação Bússola Partilhada (Ílhavo) 36, Clube Petanca de Estorãos (Fafe) 31, Centro Recreativo e Cultural de Briteiros (Guimarães) e Clube Petanca de Rebordosa 26, Casa do Pessoal da RTP-Porto 11 e Grupo Desportivo Torre de Moncorvo 6.

 

Fotos de José Vieira Machado

Classificações do torneio encerramento

Campeonato

Clube Caçadores de Rebordosa Albino Costa
Manuel Costa
Abílio Moreira
Clube Amigos da Petanca Joaquim Ferreira
Manuel Oliveira
Márcio Araújo
Clube Caçadores de Rebordosa Bruno Moreira
Francisco Campos
Manuel Ferreira
Clube Petanca das Taipas José Gonçalves
Fernando Freitas
António Cunha

Consolação

Clube Amigos da Petanca Augusto Matos
Guilherme Matos
Pedro Conceição
Casa do Pessoal da RTP-Porto José Machado
Fernando Xis
Júlio Ramos
Associação Bússola Partilhada Pedro Silva
José Faria
António Tavares
Centro Recreativo e Cultural de Briteiros Henrique Barbosa
Rolando Martins
Paulo Lopes