Home Saúde COVID-19: COMUNICADO da CÂMARA MUNICIPAL DE PAÇOS DE FERREIRA
0

COVID-19: COMUNICADO da CÂMARA MUNICIPAL DE PAÇOS DE FERREIRA

0

Apesar de, até este momento, não existirem casos confirmados de COVID-19 em cidadãos do concelho de Paços de Ferreira, mas dada a nossa proximidade geográfica aos concelhos de Lousada e Felgueiras (onde foram detetados casos positivos), e na sequência das medidas decretadas pela Direcção-Geral da Saúde, o Presidente da Câmara Municipal, Humberto Brito, decretou, esta segunda-feira, o seguinte:

I – Encerramento dos seguintes edifícios municipais, exceto o edifício da Câmara Municipal: Biblioteca Municipal de Paços de Ferreira; Casa da Cultura de Freamunde; Museu Municipal-Museu do Móvel; Museu Arqueológico e Centro Interpretativo da Citânia de Sanfins; Piscinas Municipais de Paços de Ferreira e Freamunde; Pavilhões desportivos do concelho e Mercado Municipal;

II – Os serviços da Câmara Municipal de Paços de Ferreira, que se manterão em aberto e em funcionamento, devem ser procurados pelos Munícipes apenas para situações urgentes, devendo-se privilegiar o contacto via telefone (255 806 700) ou e-mail geral@cm-pacosdeferreira.pt;

III – Suspensão de todas as feiras e mercados;

IV – Suspensão de todos os eventos organizados e promovidos pela Câmara Municipal de Paços de Ferreira.

Estas medidas vigorarão, pelo menos, até ao final do mês de março do corrente ano.

Relativamente às escolas do concelho, o Presidente da Câmara Municipal de Paços de Ferreira diligenciou, hoje, junto dos Ministérios da Educação e da Saúde, no sentido de serem adotadas medidas preventivas por parte destas entidades.

O Presidente da Câmara remeteu, esta segunda-feira, aos respetivos ministérios, um ofício solicitando a interrupção imediata das aulas, antecipando-se desta forma o período de férias da Páscoa.

Esta medida resulta do facto de existirem nas nossas escolas muitos alunos e professores provenientes de Lousada e Felgueiras, concelhos onde foram encerrados os respetivos estabelecimentos de ensino.

Apelamos para que os Munícipes sigam rigorosamente todas as recomendações da Direcção-Geral da Saúde.

Apelamos ainda a todas Associações Desportivas, Culturais e Recreativas do nosso Concelho, às Instituições Particulares de Solidariedade Social, Paróquias, entre outras, no sentido de tomarem medidas idênticas às decididas hoje pela Câmara Municipal.

O Município de Paços de Ferreira continuará em permanente contacto e estreita colaboração com as entidades competentes, nomeadamente ACeS Tamega III – Vale do Sousa Norte e Direção-Geral da Saúde, sendo que eventuais alterações ou medidas adicionais, que venham a ser adotadas em função da evolução da atual situação epidemiológica, serão devidamente comunicadas à população.

Neste momento apela-se a todas as pessoas que adotem e promovam comportamentos serenos e responsáveis, por forma a não colocar em risco a saúde de todos.

Paços de Ferreira, 9 de março 2020