Home Sociedade D. Ximenes Belo participou nas Jornadas Sociais em Lousada
D. Ximenes Belo participou nas Jornadas Sociais em Lousada
0

D. Ximenes Belo participou nas Jornadas Sociais em Lousada

0
0

No dia 31 de maio realizaram-se as XIII Jornadas Sociais, sob o tema do Ano Nacional da Colaboração.

D. Ximenes Belo, Prémio Nobel da Paz, foi orador neste evento, abordando o tema “O poder da colaboração”.

Para o Bispo D. Ximenes Belo a colaboração é palavra-chave para tudo na vida, na medida em que defende que “o bem comum permite o desenvolvimento social e cultural das pessoas, é essencial para a salvaguarda da independência, permite ainda a convergência de sinergias. A cooperação é também fundamental para o bem comum e, a nível internacional as Organizações Não Governamentais são parceiras essenciais para o desenvolvimento. Também a cooperação envolve diversas áreas como a saúde, educação, formação, saneamento básico, entre tantas outras áreas”.

D. Ximenes Belo acrescentou ainda o papel importante que as autarquias têm no que respeita ao envolvimento de novos atores da sociedade civil, numa época em que os desafios para o desenvolvimento sustentável e o envolvimento da comunidade são cada vez maiores.

Para o Prémio Nobel da Paz “é necessário despertar o sentido da dignidade humana, respeitar as pessoas e unir forças, onde o principio da subsidiariedade, consagrado pelo Papa Pio XI, que funciona bem em Portugal, em que a pessoa é anterior ao Estado, tendo como consequência a imaginação e criatividade das pessoas, das empresas e da sociedade em geral”. 

O Presidente da Câmara, Dr. Pedro Machado, começou por destacar que “o Município tem desenvolvido ao longo dos anos um trabalho com uma matriz de elevada colaboração, tendo sido pioneiro em vários projetos, nomeadamente o MEISI – Modelo Estratégico de Intervenção Social Integrada, que coloca os vários atores a trabalhar de modo articulado, ao nível da intervenção social”.

Ainda de acordo com o Dr. Pedro Machado “deste encontro levam-se ideias e soluções que podem ser transportadas para outras áreas de atuação, através do trabalho colaborativo. Nesse sentido sai reforçada a ideia de que as parcerias são extraordinariamente importantes, sendo necessária confiança nos parceiros e transparência, para que o trabalho resulte”.  

Colaboração em destaque em todos os painéis

Durante o dia de trabalhos foram apresentados diversos temas com a presença da Prof. Doutora Mariana Barbosa, representante do Ano Nacional da Colaboração, Prof. Doutora Mariana Barbosa.

O primeiro painel teve como mote “Trabalho Colaborativo em diferentes contextos”, com as participações e um representante da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade Social, Joana Ferraz, jurista da RTP, Paulo Gonçalves, Diretor de Comunicação da Associação Portuguesa da Indústria Calçado Componentes Artigos Pele Sucedâneos, e João Teixeira Lopes, Presidente da Associação Portuguesa de Sociologia.

A manhã terminou com a conferência “O poder da colaboração” que tem como orador o Bispo D. Ximenes Belo, Prémio Nobel da Paz. 

“IRIS – Inovação Social: Novas formas de comunicação” foi o tema do painel que contou com a participação de Maria Pignatelli e Bernardo Gonçalves, da My Polis, Cláudia Lobo e Salomé Miranda, da U. Dream, e João Baracho e Márcia Batista, do Centro de Cidadania Digital. 

O último painel teve como mote “Recruit Potencial – Um olhar para a inclusão” e foi apresentado pela Dra. Sónia Ferreira, técnica da Câmara Municipal de Lousada.

A moderação dos trabalhos foi da responsabilidade de Vanessa Barros da Cruz, da Rádio Comercial.

tags: