Home Educação Dia das Cidades Educadoras assinalado em Lousada com Mural com a figura Malala Yousafzai
Dia das Cidades Educadoras assinalado em Lousada com Mural com a figura Malala Yousafzai
0

Dia das Cidades Educadoras assinalado em Lousada com Mural com a figura Malala Yousafzai

0
0

Malala Yousafzai é figura central

No dia 13 de dezembro foi feita a inauguração simbólica do Mural comemorativo do Dia Internacional das Cidades Educadoras – que se assinalou no dia 30 de novembro – na Escola Básica de Lousada Este, em Caíde de Rei.

A escolha de Malala Yousafzai para figura central do mural foi, de acordo com o Vereador da Educação, Dr. António Augusto Silva, “uma ideia que surgiu depois de uma cerimónia nesta escola, onde o Presidente da Comissão de Pais referiu uma frase de Malala, que frequenta, atualmente, a universidade em Londres, mas quando era adolescente quase morreu no Paquistão, de onde é natural, por querer estudar”. 

O Dr. António Augusto Silva teve ainda a  oportunidade de falar com alguns alunos da escola e destacar que “Malala Yousafzai, que foi Prémio Nobel da Paz em 2014, é um exemplo e por isso foi decido que o mural seria dedicado a ela, contando com a colaboração de dois artistas que Lousada bem conhece, que são o Frederico Draw e o Contra e que têm colaborado em outros trabalhos artísticos em Lousada”.

Para Frederico Draw “este tipo de trabalhos que tenho feito em Lousada, e mais concretamente com as escolas e com os alunos, é de grande importância. Comecei o meu gosto pelas artes quando frequentava o 7.º ano em Lousada. Através da arte é possível dar a conhecer pessoas que se destacam pelos melhores motivos, como é o caso de Malala, que coloca em destaque valores como a tolerância e a inclusão”.

tags: