Home Educação “Escola a Pedalar” já teve início nas escolas de Lousada
“Escola a Pedalar” já teve início nas escolas de Lousada
0

“Escola a Pedalar” já teve início nas escolas de Lousada

0
0

“Escola a Pedalar” é um programa educativo, não formal, que procura levar o ensino do pedalar a todos os alunos do 1.º ciclo do Ensino Básico das escolas do Município de Lousada.

A inclusão da bicicleta no currículo escolar é uma estratégia de combate ao insucesso escolar e consequente abandono. A prática de atividade física contribui para o desenvolvimento do sentido de responsabilidade nas crianças, das suas relações sociais e de valores como o empenho, respeito pelo outro e entreajuda.

Assim, pretende-se com este projeto – que passa a integrar o horário de Atividade Física e Desportiva das Atividades de Enriquecimento Curricular – promover estilos de vida saudáveis, em que a inclusão da mobilidade ecológica procura sensibilizar para a educação ambiental e envolver pais e filhos em modos de transporte ativos e hábitos sustentáveis.

A atividade abrange áreas como a segurança rodoviária, a mecânica e o ensino do pedalar, contribuindo para o sucesso escolar e a formação cívica e desportiva das crianças.

A “Escola a Pedalar” vai ser complementada com ações aos sábados de manhã – 2 Rodas em Ação – no Complexo Desportivo de Lousada. Estão agendadas atividades para dia 25 de janeiro e nos sábados do mês de fevereiro, dias 1, 8, 22 e 29. Estão, entretanto, programas outras ações que vão decorrer ao longo do ano letivo. 

Esta é uma atividade que se insere no Plano Integrado e Inovação de Combate ao Insucesso Escolar, da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, financiado pelo Norte 2020, com a colaboração dos Agrupamentos de Escolas do Concelho.

tags: