Home Cultura Feira do Livro de Felgueiras a partir de hoje
Feira do Livro de Felgueiras a partir de hoje
0

Feira do Livro de Felgueiras a partir de hoje

0
0

Uma mão cheia de coisas para fazer e para um fim de semana bem passado!

Mostra e apresentação de livros, encontros com escritores, peças de teatro, oficinas, musica ao vivo, street food, entre outras, são algumas das atividades previstas para a Feira do Livro de Felgueiras 2019 , que decorre de 17 a 20 de outubro, no magnifico espaço da Biblioteca e Arquivo Municipal.

A cerimónia de abertura ocorre no dia 17 de outubro, pelas 21h00, com a formalização da Rede de Bibliotecas de Felgueiras e com assinatura do Acordo do Plano Local de Leitura pela comissária do Plano Nacional de Leitura 2027, Dr.ª Teresa Calçada.

De seguida, Martinho Soares, professor de línguas clássicas na Universidade Católica no Porto, falar-nos-á sobre as linhas essenciais da literatura de Mário Cláudio, autor galardoado e responsável por várias obras de ficção, poesia, teatro, livros infantis e ensaio, de entre as quais, nos será apresentado o livro “Tríptico da Salvação”, terminando o serão com uma sessão de autógrafos com o autor da obra.

No dia 18 de outubro, sexta feira, a par da mostra de livros, o dia será reservado a encontros de alunos com escritores, para isso contaremos com a presença de João Manuel Ribeiro, poeta, editor e investigador, um dos escritores mais produtivos e respeitados da literatura para a infância e juventude, com mais de cinco dezenas de obras publicadas, e José Fanha, poeta e declamador, autor de histórias e poesia para a infância.

Sexta à noite, não deixe de nos visitar. Traga um amigo e poderá desfrutar de um serão recheado de convívio, cultura e animação para todas as idades. A mostra de livros continuará aberta ao público, e entre um livro e outro, um amigo e outro, num momento de pausa, pode usufruir de uma refeição ligeira, no espaço dedicado a Street food e aproveitar para assistir a um mini-concerto do grupo Êxodus.

No sábado, dia 19 de outubro, a programação continua com uma exposição de livros de escritores locais e uma tertúlia com os autores, uma oficina sobre a arte de marmorear papel dinamizado pela oficina de conservação e restauro da Câmara Municipal de Felgueiras, e mais uma vez um encontro com escritores: Raquel Patriarca, Fernando Campos e Sérgio Lizardo, que nos falarão sobre os seus livros e escrita literária.

O serão é reservado ao nosso escritor felgueirense José Quintela, que nos apresentará o seu livro O Futuro foi Ontem, seguido de um momento musical proporcionado pelo grupo Há Lá Trio num dueto com palavras da escritora Miká.

No domingo, 20 de outubro, às 16h00, mais uma vez numa sessão dedicada a crianças, Raquel Brochado apresentará o livro “Foral de Felgueiras”, uma obra muito nossa, com ilustrações de Joana Antunes, uma edição que será oferecida a todos os alunos do 5º e 6º anos das escolas do concelho. A tarde de domingo ficará ainda marcada pelo Grupo de Teatro Ringue – Bordados de Estórias, que nos apresentará A lenda de Santa Quitéria e a Lenda da Casa do Diabo. Duas histórias da nossa terra que valem a pena conhecer.