Home Saúde Felgueiras promove ação de sensibilização nos principais acessos ao concelho para prevenir a propagação do vírus
Felgueiras promove ação de sensibilização nos principais acessos ao concelho para prevenir a propagação do vírus
0

Felgueiras promove ação de sensibilização nos principais acessos ao concelho para prevenir a propagação do vírus

0
0
A Câmara Municipal de Felgueiras está a promover uma ação de Sensibilização/Fiscalização apelando à população local para que fique em Casa.

A iniciativa, inserida no Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil, realizou-se no dia 27 de março, entre as 12h00 e as 15h00 e envolveu a participação de cerca de 50 elementos efetivos da GNR, da Polícia Municipal, dos Bombeiros Voluntários de Felgueiras e Lixa e dos presidentes da Junta de Freguesia da área da ação.

As forças de segurança e da Proteção Civil estiveram nos principais acessos ao concelho e através de operações stop, questionaram os automobilistas acerca da necessidade da sua deslocação e apelaram a todos para que permaneçam em casa e só saiam para o estritamente necessário.

Na altura em que entramos na fase de mitigação, o presidente da autarquia, Nuno Fonseca considera que, “apesar de os felgueirenses estarem a ter um comportamento exemplar, entendemos que, nesta fase de mitigação é fundamental alargar as medidas e apelar a todos para que se mantenham em suas casas de forma a minimizar a propagação desta pandemia”.

O autarca sublinha que “com esta ação, queremos dotar a população de mais informação e a prepará-la para que esta assuma a autoproteção. Queremos ainda que todos os felgueirenses se sintam envolvidos e se assumam como parte integrante da estrutura que responde à emergência”, anota.

A iniciativa municipal foi pensada e foi implementada no dia que antecede o fim de semana e coincide com o período de interrupção laboral.

Nuno Fonseca diz que, “com o aproximar do fim de semana há uma maior motivação para a população sair de casa e, por isso, a autarquia quis atuar no dia que antecede os dias descanso semanal”.

Outro aspeto focado pelo presidente da Câmara foi o facto de milhares de pessoas serem obrigadas a sair de casa para irem trabalhar nos polos industriais do concelho.

Demonstrando a sua preocupação em relação a “estes homens e mulheres que, diariamente, se deslocam para o trabalho” o autarca apela às entidades competentes para que deem orientações aos empresários e colaboradores para que adotem planos de contingência adequados e preservem o bem-estar de todos.

Refira-se que Felgueiras é um concelho fortemente industrializado, um dos que mais contribui para o país e tem mais de 20 mil trabalhadores afetos às diferentes indústrias, sendo que a sua maioria continua a laborar.

tags: