Home Património Felgueiras promove Ciclo de Conferências – Conversas sobre Arqueologia – “O Achado de Sendim” é o tema a abordar
Felgueiras promove Ciclo de Conferências – Conversas sobre Arqueologia – “O Achado de Sendim” é o tema a abordar
0

Felgueiras promove Ciclo de Conferências – Conversas sobre Arqueologia – “O Achado de Sendim” é o tema a abordar

0
0

O “Achado de Sendim”, será o tema a debater na próxima conferência sobre arqueologia que se realiza a 26 de outubro, sábado, pelas  15h30, no auditório da Biblioteca e Arquivo Municipal de Felgueiras.

Este encontro, inserido no Ciclo de Conferências “Arqueologia em Terras de Sousa e Tâmega”, terá como orador o Dr. Marcelo Mendes Pinto, do Gabinete de Arqueologia da C.M. Felgueiras/ Investigador do CITCEM (Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória – FLUP).

Nesta sessão, o docente falará sobre o achado de 11kg de moedas romanas de cobre do século IV e V, junto ao Castro de Sendim e nas proximidades da Villa Romana de Sendim. Juntamente com este achado foi encontrada uma fivela de cinturão em bronze, dentro de uma almotolia, em estado quase intacto de conservação, para além de um conjunto de utensílios e ferramentas de marcenaria,  que, para além da sua importância intrínseca dão valiosos dados sobre a época da chegada dos suevos a esta região do Noroeste e a passagem do mundo romano ao mundo bárbaro.

Este ano, o Ciclo de Conferências trará ainda a debate mais um tema: “O Mosteiro de Santa Maria de Pombeiro” que se realiza no dia 27 de novembro.