Home Cultura Fotojornalista Marco mostra fotografia e pintura na Casa da Cultura de Paredes
Fotojornalista Marco mostra fotografia e pintura na Casa da Cultura de Paredes
0

Fotojornalista Marco mostra fotografia e pintura na Casa da Cultura de Paredes

0
0

Na Casa da Cultura de Paredes está patente, até 29 de fevereiro, uma Exposição de Pintura e Fotografia que reúne trabalhos de “uma vida” do fotojornalista Marco, com curadoria de Manuel Ferreira Coelho.

O autor das fotografias e obras artísticas é natural de Cete, tem 84 anos, e assume-se como um “apaixonado” pela sua terra e pelo Concelho de Paredes. “Eu amo aquilo que me pertence e a que eu pertenço, portanto, eu amo a minha terra”, contou Marco.

“Eu sempre andei por Paredes, a maior parte das festas andei a ‘cobri-las’. Uma das minhas vontades era ter, na minha coleção de obras, um álbum sobre Paredes”, confessa. Afirma mesmo que este é um sonho que espera cumprir em breve.

Sobre o seu percurso no mundo artístico, sublinha que o seu primeiro amor foi a pintura. A paixão pelos pincéis, tintas e telas começou quando jovem. A sua primeira exposição foi em 1965, numa galeria no Porto. “Isto é o que eu sou”, sublinha, apontando para os quadros expostos na Casa da Cultura de Paredes.

A fotografia surgiu mais tarde, por sugestão de amigos. Experimentou, provou ter o olhar e talento necessários e descobriu uma nova forma de arte. Como fotojornalista, passou por órgãos de comunicação social como a antiga edição Musicalíssimo e pelo Jornal de Notícias.

Nesta exposição, na parte dedicada à fotografia, apresenta imagens que contam histórias das pessoas que o marcaram, como a mãe, e de aventuras que viveu, por exemplo, em ralis.

Os trabalhos do fotojornalista Marco podem ser visitados até dia 29 de fevereiro, de segunda a sexta-feira, entre as 09h00 e as 12h30 e entre as 14h00 e 17h30, e ao sábado, entre as 10h00 e 12h30 e entre as 14h30 e as 17h00. A entrada é livre.

tags: