Home Desporto “Há Bola na Vila” com protagonistas do futebol
“Há Bola na Vila” com protagonistas do futebol
0

“Há Bola na Vila” com protagonistas do futebol

0
0

A Câmara Municipal e a LADEC – Lousada Associação de Eventos Culturais promoveram, nos dias 11, 12 e 13 de julho, um conjunto de conferências intituladas “Há Bola na Vila”, que decorreram no Puro Flow, Espaço AJE e Auditório Municipal.

No primeiro dia o tema foi “Pais & Filhos” e os convidados foram António Sousa, ex-jogador e treinador, Ricardo Sousa, treinador do SC Beira- Mar, e Afonso Sousa, jogador do FC Porto. Avô, pai e neto falaram da paixão do futebol que os une.

António Sousa referiu que o convite do Rodrigo Magalhães foi muito interessante, dado que “juntou três gerações da família, facto que nunca tinha acontecido publicamente”. Ainda de acordo com António, é inegável afirmar que “o gene do futebol está presente na família”. O filho Ricardo, que seguiu as pisadas no mundo do futebol revelou que ao longo da carreira sempre teve orgulho no trabalho desenvolvido pelo pai.

No que respeita ao mais novo deste trio, Afonso Sousa, teve oportunidade de referir que faz “questão de ter o nome Sousa na camisola” que veste no Futebol Clube do Porto. Apesar de não ter visto o avô como jogador teve a oportunidade de seguir a sua carreira de treinador. E também o mais novo afirma que “o futebol faz parte da família”.

Histórias do AD Lousada na primeira pessoa

As “Histórias da Terra” foram o tema do segundo dia em que decorreu a atividade. A Associação desportiva de Lousada teve o destaque, aquando dos 70 anos de que se assinalam desde a sua fundação.   

Na noite de dia 12 relembraram-se episódios e contaram-se histórias. Joaquim Valiñas, ex-Presidente da Associação Desportiva de Lousada (ADL), Tonita Fernandes, ex-jogador e ex-Presidente da ADL, e Chico “Doceiro”, ex-jogador da ADL, foram alguns dos protagonistas que falaram, mas no decorrer desta conversa outros intervenientes participaram.

Testemunhos de treinadores que jogaram futebol de rua

A última conferência decorreu no dia 13, sábado, e teve como convidados Miguel Lopes, treinador adjunto do Lusitânia de Lourosa, Daniel Ramos, treinador de futebol, e António Oliveira, conhecido por “Toni”, treinador de futebol que falaram sobre “Da Rua à Alta Performance”.

Para o Toni, com vasta carreira de treinador portuguesas da 1.ª Liga e também de clubes internacionais, “o futebol de rua de hoje já não é semelhante ao que se praticava há 60 anos, onde o Largo da Igreja era o campo e havia paragem de jogo cada vez que passava um carro”. 

Daniel Ramos começou também a jogar futebol de rua. “Jogávamos descalços na areia, em Vila do Conde”, destaca o atual treinador. 

Miguel Lopes tem trabalho realizado nesta área e apresentou alguns dos dados, começando por afirmar que “o jogo na rua não é o futebol de rua. Esse tal como o conhecemos, deixou de existir”.  

A apresentação e moderação das conferências esteve a cargo de Rodrigo Magalhães, jornalista da Sport TV, e de Luís Ângelo Fernandes. 

tags: